Florença
Scoppio del Carro
O carro, chamado Brindellone, é na verdade uma espécie de carruagem puxada por quatro bois brancos. Ele sai da Via del Prato às 8:15 da manhã, escoltado por 150 soldados vestidos com indumentária especial e com a presença do prefeito e principais autoridades locais.
O cortejo percorre várias ruas do centro histórico. Para, então, na Piazza della Signoria, local em que a bandeira da cidade é incorporada ao grupo. De lá, segue para a Plaza del Duomo, onde o carro ficará estacionado em frente à porta da catedral.
O mecanismo é elaborado de modo que a pomba volte ao ponto de origem: o altar.
Se tudo transcorrer sem problemas, segundo a tradição e crença, isso é um sinal de que a cidade terá boa sorte durante todo aquele ano.
Deve ser um evento bem interessante. Não posso afirmar, pois nunca o presenciei. Várias fontes pesquisadas comentam que é preciso chegar cedo, pois fica lotado e se o turista desavisado deixar para chegar próximo da hora do grand finale, corre o risco de nem conseguir se aproximar da praça.
Bom, e por ser época de Páscoa, só para a data não passar batida e ter uma desculpa para degustar um chocolate divino, em frente ao Duomo (a Catedral) fica uma loja da Lindt que é de entrar e se “perder” lá dentro, tamanha a quantidade e variedade dessa gostosura feita do cacau!
Praga
Praga é uma cidade linda em qualquer época do ano. Já estive lá duas vezes, a última no feriado de Páscoa de 2014. Tenho um post completíssimo sobre o que fazer por lá. Porém, vou dar uma canjinha por aqui.
Se dei muita sorte, não sei, mas que a cidade estava esfuziante durante a Páscoa, isso estava. Lotada, sim, mas vibrante!
Na Old Town Square, assim como na Wenceslas Square, ambas no centro histórico, você vai encontrar lindas casinhas de madeira com quitutes típicos (alguns preparados na hora). Encontrará, também, diversos tipos de artesanato, como brinquedos feitos em madeira ou peças bordadas, por exemplo.
A região nas imediações do Castelo de Praga também conta com uma feirinha de Páscoa, bem menor que as do centro, mas charmosa e interessante. Mais uma chance de continuar apreciando essa bela parte da cidade.
Qualquer que seja o local que você escolha para curtir o festivo clima pascal, não deixe de tomar uma cervejinha local. As mais famosas são a Pilsner Urquell, a Staropramen e a Budvar). Você também pode tomar um vinho quente (Svařené vino ou svarák).
E não se engane: apesar de ter uma grande chance de fazer um dia ensolarado, pode estar bem friozinho. Eu peguei temperaturas abaixo de 10 graus em certos momentos do dia. E também peguei temperaturas acima de 15 em outros. Assim, prepare-se para as quatro estações (ou pelo menos, duas) em um único dia!
Brugge (Bruges)
Essa encantadora e pequenina cidade belga também é uma gracinha o ano todo. Nessa época do ano, entretanto, ganha um toque especial.
Passei a Páscoa de 2009 lá e foi muito agradável. Se você se hospedar no centro, é possível fazer tudo a pé. Se o tempo estiver bom, além de agradáveis caminhadas, você também poderá fazer um Boat Tour pelos canais. Uma maneira deliciosa de admirar todas aquelas maravilhosas construções medievais sob outra perspectiva.
Na época em que lá estive, nem sonhava em escrever um blog. Então, não anotei as minhas experiências com requinte de detalhes. Pelos meus registros e minha memória, posso dizer que comi muitíssimo bem e degustei variados tipos de cerveja (há pelo menos uma centena de opções, acredite!).
Também entrei e saí (com sacolinhas, é claro) de várias lojas de chocolate. Afinal, a Bélgica é ou não é famosa por essa maravilhosa iguaria? Ops… e pelo “Suco de Cevada”, também!
Ah, e o tempo estava incrivelmente quente para os termômetros de abril. Chegou a fazer 23 graus! Se é assim todo o tempo nessa época do ano, não sei dizer.
O que sei é que dei muita sorte e pude curtir momentos de puro relax, sentada em barzinhos típicos de calçada, vendo o vai e vem interminável de turistas. Foi uma viagem memorável!
Feriado de Páscoa e a programação cultural
Durante a Páscoa, uma coisa interessante é que muitos dos museus que estariam fechados na segunda-feira estarão abertos por conta do feriado.
É que, assim como na Holanda, a Bélgica também tem o Tweede Paasdag (sobre o qual já escrevi sobre o tema em outro post).
Outro ponto importante: a Sexta-feira Santa não é feriado público, então, tudo funciona normalmente.
Atenção: no domingo, muitas lojas ficam fechadas, o que é normal em qualquer domingo belga. As lojas de chocolate, contudo, ficam abertas, lógico!
Colônia
Eu não visitei a cidade durante a Páscoa, mas visitei em outras épocas e recomendo-a para a Páscoa mesmo assim.
Lá você encontrará todos os atrativos que são comuns a várias outras cidades alemãs: boa comida, museus organizados, transporte de qualidade etc.
A Catedral, lindíssima e imponente com seus maravilhosos vitrais, será um dos pontos altos da sua visita. Se você puder assistir a uma celebração pascal, acredito que será uma experiência inesquecível.
Um Museu do Chocolate
O Museu do Chocolate, é outro lugar surpreendente e inovador e que combina com a ocasião.
A visita é extremamente instrutiva. Para começar, assim que você entra, dá de cara com uma mini reprodução de uma floresta tropical, com um pé de cacau autêntico em meio a uma estufa climatizada.
Achei muito interessante, principalmente pelo fato de esse ambiente ser tão diferente dos naturais que encontraríamos aqui na Europa.
Para completar o clima didático do lugar, há várias instalações interativas explicando tudo o que está envolvido no processo de fabricação do chocolate: da matéria-prima ao delicioso produto final.
Não bastasse tudo isso, no primeiro andar, há uma mini fábrica da Lindt, minha marca de chocolate preferida! Ali, os deliciosos chocolatinhos são produzidos e embalados aos olhos do público.
Meus filhos adoraram o funcionamento das máquinas. E eu adorei a amostra grátis distribuída na entrada…
Roma
Devo confessar: nunca estive em Roma na época da Páscoa, apesar de ter visitado a cidade em duas ocasiões (2011 e 2016).
Porém, por ser um ícone católico, juntamente com o Vaticano, suponho que um dos grandes momentos do ano ocorra precisamente no domingo de Páscoa.
Minha amiga Ana Venticinque, que escreve o blog Vou Pra Roma, pode lhe contar mais sobre as tradições da Páscoa por lá.
Escolha um lindo lugar para comemorar a sua Páscoa
Bem, mas voltando à Páscoa, tema deste post, independentemente da sua opção de cidade, diversão não vai faltar.
Especialmente nos países com maior influência católica, sempre haverá comemorações e boa oferta de quitutes espalhados por todos os lados.
Além disso, a garantia de temperaturas amenas fará da viagem um acontecimento inesquecível. Então, qualquer que seja a sua escolha, certamente, será um passeio muito divertido!
E se você gostou de alguma destas opções de cidades, já aproveita e faz a sua reserva por aqui mesmo, com o meu parceiro Booking.com. Você não pagará nem um centavinho a mais por isso e dará aquela força pro blog!
Sem dúvida seria a minha amada Roma
ROMA❤