Um lindo castelo que parece ter saído de um conto de fadas: assim é o Kasteel De Haar. Situado a poucos quilômetros de Utrecht em um cenário maravilhoso, a propriedade que pertenceu a um barão merece uma visita em qualquer época do ano.
Amanheceu um daqueles maravilhosos domingos de outono, com sol e temperatura agradável. Dia perfeito para passar horas ao ar livre e tirar boas fotos. Destino? O maior e mais luxuoso castelo existente na Holanda: o Kaastel de Haar, na província de Utrecht.
Kasteel De Haar
As origens do castelo datam do século XIV. Porém, daquela época, quase nada sobrou. A propriedade ficou abandonada por séculos, e aos poucos resumiu-se a ruínas, até que foi herdada pelo barão belga Etienne van Zuylen van Nijevelt van de Haar, no século XIX.
O jovem barão Etienne resolveu, então, atribuir a tarefa de projetar e reconstruir o castelo ao famoso arquiteto Pierre Cuypers, responsável por outras duas obras-primas da arquitetura holandesa: a estação central e o Rijksmuseum, ambos em Amsterdã.
O enorme projeto, que teve início em 1892, demorou 20 anos para ser concluído. O mais interessante é que, apesar de o castelo receber muitos elementos inspirados na Idade Média e possuir um estilo neogótico, a construção foi feita com as facilidades tecnológicas mais modernas da época, como aquecimento central, água quente e fria nas torneiras e luz elétrica, que era o orgulho do barão.
Uma propriedade de puro luxo para ser usada uma vez por ano!
O barão de Haar casou-se em 1887 com a rica herdeira de uma família de banqueiros, a baronesa Hélène de Rothschild. Engana-se, porém, quem pensa que o castelo de contos de fadas, com cerca de 200 aposentos, foi construído para a moradia do casal. Eles moravam na França e usavam a propriedade somente para passar o mês de setembro com seus convidados.
Um anfitrião impecável
Para receber da melhor maneira possível seus convidados, o barão cercava-se de muita organização e planejamento. Em cada um dos 17 dormitórios para hóspedes, havia pequenos mimos para agradá-los. Livros para atender ao gosto de cada um, assim como flores na cor preferida. Isso, sem contar que havia uma camareira exclusiva para cada um deles.
Além disso, o barão mantinha um registro do café da manhã de cada um, para que nunca a refeição fosse repetida. Os jantares também eram meticulosamente elaborados, por renomados chefs que ele trazia da França.
Foram muitos meses de setembro bem aproveitados! E muitos convidados ilustres passaram por lá. Não só durante o período em que o próprio barão Etienne recebia seus sortudos eleitos. Anos mais tarde, outras personalidades seriam convidadas por seu filho e, posteriormente, por seu neto, último grande anfitrião do Kasteel De Haar.
Hoje em dia, o castelo pertence a uma fundação. Porém, os herdeiros do barão ainda podem usar a propriedade para passar as férias ou, simplesmente, organizar um evento. Há uma propriedade menor, anexa ao castelo, que é usada para acomodar a família e seus convidados.
Como visitar o Kasteel De Haar?
O Kasteel De Haar fica na província de Utrecht, a cerca de 40km de Amsterdã e 55km de Haia. É possível acessá-lo com transporte público. Porém, o ideal é ir de carro, pois o acesso não é tão simples assim. Para turistas, não há motivo para desanimar e desistir. O trajeto pode até envolver trocas de trem ou ônibus, mas não é difícil. Talvez, só um pouquinho trabalhosa. Se você estiver em Utrecht, o deslocamento é mais simples ainda. A partir da estação de trem Utrecht Centraal são apenas 18 quilômetros.
O estacionamento custa 4 euros (valores de novembro de 2015) e o carro pode ser deixado por tempo ilimitado. Para pagar a tarifa, deve-se adquirir uma moeda plástica no balcão de atendimento da loja de souvenir. Essa moeda deverá ser usada para liberar a cancela da saída do estacionamento.
Antes de planejar a sua visita, convém dar uma espiada no site oficial a fim de confirmar horário de abertura, fechamento e possíveis mudanças no calendário do castelo. É lá que você sempre encontrará a informação mais atualizada possível.
O gigantesco parque do complexo também pode ser visitado, mas paga-se ingresso. Quando lá estive, em 2015, o acesso era gratuito.
Há estacionamento grátis para bicicletas e um restaurante para lanches rápidos no local. Há, também, um quiosque que vende batatas fritas e bebidas na entrada do parque.
Kasteel De Haar para crianças
Todo final de semana há atividades específicas para os pequenos e, também, um tour elaborado especificamente para eles. Além disso, o imenso parque conta com um labirinto “verde” e uma área para piquenique. Para crianças maiores de 6 anos há, também, uma caça ao tesouro.
Você pode, inclusive, consultar o calendário no site do castelo para planejar o que vai fazer com as crianças e já comprar os ingressos antecipadamente.
E uma surpresa inesquecível para seu pequeno príncipe ou a sua princesinha: é possível realizar até uma festa de aniversário no Kasteel De Haar!
Detalhes importantes
O castelo possui aposentos belíssimos, que não podem ser fotografados. Não é permitido entrar com mochilas e máquinas fotográficas. Há lockers gratuitos para guardar os volumes antes de começar o tour guiado. Não é possível, também, entrar com carrinhos de bebê. Eles devem ser deixados ao lado da entrada para o tour.
Infelizmente, não há bom acesso para pessoas com mobilidade reduzida. Para iniciar o tour, por exemplo, deve-se ir ao subsolo e a única opção é uma escada estreita. Dentro do castelo, também, não há elevadores ou rampas para deficientes.
Perguntei sobre o procedimento adotado pelos funcionários com relação ao acesso e a responsável pela visita guiada, muito constrangida, disse que não havia uma estrutura organizada para isso. Fiquei surpresa com o fato, pois na Holanda a maioria dos museus e pontos turísticos está equipada para promover o acesso irrestrito a todos os cidadãos.
Você é fã de castelos? Então, talvez se interesse por este outro castelo na Holanda que fica pertinho de Amsterdã…
E por último, mas não menos importante: se você estiver planejando seu casamento, que tal pensar neste cenário de sonhos como locação? Sim, é possível realizar a cerimônia na linda capela ou nos estonteando jardim! Fala se não é realmente um conto de fadas com final mais do que feliz???
Olá, tudo bem?
Gostaria de uma opinião. Estou planejando em passar algumas horas em Utrecht no meu caminho para Amsterdam, mas agora que descobri esse castelo gostaria de ficar um pouco mais, mesmo assim, não posso garantir a minha parada. É arriscado deixar para comprar os ingressos na hora?
Grata,
Oi, Heloísa! Tudo bem?
Muito obrigada pela leitura. Pode ficar tranquila, os ingressos para o castelo podem ser adquiridos no local e sem risco de ficar sem conhecê-lo. Mesmo em dias com eventos no parque, é possível visitá-lo. O máximo que pode acontecer, é você ter que esperar um pouco, caso decida fazer uma visita guiada.
Visitei-o, novamente, agora em junho. E fui até lá de transporte público. Qualquer ajuda que você precisar, é só deixar um comentário aqui no post.
Beijão e boa visita,
Regina