2 Comentários
As cidades famosas da Europa já estão na lista de desejos de muitos viajantes. Imagine, então, se você puder aliar uma ótima estação do ano (a Primavera) a uma celebração popular que agrada a muita gente: a Páscoa? Daí que resolvi selecionar 5 cidades que já visitei e que sei que têm um apelo extra nessa época.

Florença

Se Florença já é uma maravilha por si só, imagine durante um feriado de Páscoa! Eu já publiquei  um post do que fazer por lá em três dias… quer ocasião melhor do que aliar uma viagem curtinha a um feriado tão badalado?
Além de todas as atrações que podem ser conferidas em qualquer época do ano, no domingo de Páscoa acontece o Scoppio del Carro (a explosão do carro) um evento que teve início há séculos e que é essencialmente florentino.

O Duomo de Florença

Scoppio del Carro

O carro, chamado Brindellone, e que é na verdade uma espécie de carruagem puxada por quatro bois brancos, sai da Via del Prato às 8:15 da manhã, escoltado por 150 soldados vestidos com indumentária especial e com a presença do prefeito e principais autoridades locais.

 Brugge (Bruges)

Essa encantadora e pequenina cidade belga também é uma gracinha o ano todo e nessa época ganha um toque especial. Passei a Páscoa de 2009 lá e foi muito agradável. Se você se hospedar no centro, é possível fazer tudo a pé. Se o tempo estiver bom, além de agradáveis caminhadas, você também poderá fazer um Boat Tour pelos canais e admirar todas aquelas maravilhosas construções medievais sob outra perspectiva.

Na época em que lá estive, nem sonhava em escrever um blog, então não anotei as minhas experiências com requinte de detalhes, mas pelos meus registros e minha memória, posso dizer que comi muitíssimo bem, degustei variados tipos de cerveja (há pelo menos uma centena de opções, acredite!) e entrei e saí (com sacolinhas, claro) de várias lojas de chocolate, afinal, a Bélgica é ou não é famosa por essa maravilhosa iguaria? Ops… e pelo “Suco de Cevada”, também…

Bruges

Ah, e o tempo estava incrivelmente quente para os termômetros de abril: chegou a fazer 23 graus! Se é assim todo o tempo nessa época do ano, não posso dizer  Sei que dei muita sorte e pude curtir momentos de puro relax, sentada em barzinhos típicos de calçada, vendo o passa-passa sem fim dos turistas. Foi uma viagem memorável!

 Colônia

Eu não visitei a cidade durante a Páscoa, mas visitei em outras épocas e recomendo para a Páscoa mesmo assim. Fora todos os atrativos que são comuns a várias outras cidades alemãs (boa comida, museus organizados, transporte de qualidade etc.) a Catedral, lindíssima e imponente com seus maravilhosos vitrais, já vale a visita. Imagino que assistir a uma celebração pascal seja uma oportunidade única.

Além disso, há o Museu do Chocolate, que é surpreendente e inovador comparado a muitos que eu já visitei. Para começar, assim que você entra, dá de cara com uma mini reprodução de uma floresta tropical, com um pé de cacau autêntico em meio a uma estufa climatizada. Achei muito interessante, principalmente pelo fato de esse ambiente ser tão diferente dos naturais que encontraríamos aqui na Europa.

Para completar o clima didático do lugar, há várias instalações interativas explicando tudo o que está envolvido no processo de fabricação do chocolate: da matéria-prima ao delicioso produto final.

Não bastasse tudo isso, no primeiro andar, há uma mini fábrica da Lindt (minha marca de chocolate preferida!), que produz e embala chocolatinhos aos olhos do público. Meus filhos adoraram o funcionamento das máquinas. E eu adorei a amostra grátis distribuída na entrada…

Coliseu em RomaBem, mas voltando à Páscoa, tema deste post, independentemente da sua opção de cidade, diversão não vai faltar. Especialmente nos países com maior influência católica, sempre haverá comemorações e boa oferta de quitutes espalhados por todos os lados. Além disso, a garantia de temperaturas amenas fará da viagem um acontecimento inesquecível.  Então, qualquer que seja a sua escolha, certamente, será um passeio muito divertido!

E se você gostou de alguma destas opções de cidades, já aproveita e faz a sua reserva por aqui mesmo, com o meu parceiro Booking.com. Você não pagará nem um centavinho a mais por isso e dará aquela força pro blog!

2 thoughts on “Cinco cidades europeias para curtir a Páscoa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *