Um Passeio para a Ilha dos Frades e Itaparica está entre os bate-voltas mais encantadores saindo de Salvador. Este tour inclui belas paisagens, paradas para banho de mar em águas cristalinas e até música ao vivo a bordo.
É uma experiência pela Baía de Todos-os-Santos e que combina história, natureza e muita energia baiana.
Visitei Salvador em uma parada de cruzeiro e gostei tanto do astral da cidade, que resolvi planejar um roteiro de 5 dias para poder conferir com calma esta bela capital.
Eu já tinha muita vontade de conhecer a Ilha de Itaparica, mas confesso que não sabia da existência da Ilha dos Frades.
Conforme eu ia aprofundando minha pesquisa, fui tendo cada vez mais certeza de que este tour não poderia ficar de fora da minha programação.
E, de fato, a experiência valeu muito a pena, pois além de visitar as duas ilhas, ainda pude apreciar lindas paisagens ao longo do passeio pela Baía de Todos-os-Santos.
O que esperar do Passeio para Ilha dos Frades e Itaparica?
O Passeio para Ilha dos Frades e Itaparica inicia com a retirada no hotel.
Depois de pegar todos os passageiros, a van segue para o Terminal Marítimo de Salvador.
É ali que acontece o embarque na escuna que fará o percurso entre as duas ilhas.
Logo que a embarcação deixa o cais, é possível apreciar os sobrados coloridos da Cidade Alta, o que dá uma perspectiva de Salvador.
Eu gosto muito dessa experiência de ver a cidade sob esse ângulo, pois dá uma ideia da amplitude do lugar!
À medida em que o barco avança para o seu primeiro destino, um trio musical coloca todo mundo para entrar no ritmo do passeio: samba, pagode e axé misturam-se ao barulho suave das ondas.
É impossível não bater palmas ou arriscar uns passos de dança. A animação toma conta do pedaço!
Enquanto os passageiros se distraem com a música, a tripulação passa distribuindo os cardápios com as opções de bebidas e, também, umas frutas de boas-vindas.
A primeira parada é feita na Ilha dos Frades e depois segue para Itaparica.
No final do dia, acontece o retorno para a capital.
Primeira parada: Ilha dos Frades
A Ilha dos Frades, situada em pleno coração da Baía de Todos-os-Santos, ostenta o prestigioso Selo Bandeira Azul, um certificado internacional que reconhece praias com qualidade ambiental, segurança e boas práticas sustentáveis.
A Ilha dos Frades também foi declarada uma área de proteção ambiental.
Então, ela possui regras rígidas de preservação, o que garante um ambiente limpo, silencioso e perfeito para quem busca contato com a natureza.
Toda essa organização e beleza, você percebe assim que a embarcação atraca no píer. A impressão que dá é de estar chegando em um refúgio particular.
Além disso, a ilha possui um terminal marítimo super organizado. Pudera, há várias pousadas charmosas lá para você se hospedar.
Eu conheci a Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, uma das que recebeu o Selo Bandeira Azul.
Ela tem um mar bem calmo, cristalino e quentinho, ideal para banho.
Havia uma boa estrutura para banhistas, com esteiras de palha e guarda-sóis, que podiam ser utilizados com uma consumação mínima de R$ 25,00.
Pena que só tivemos duas horas para curtir a praia e explorar um pouco da vila, que tem vários restaurantes charmosíssimos.
Eu achei tudo na Ilha dos Frades muito encantador. Principalmente a calma do lugar, pois não há grandes vias pavimentadas. Tampouco, carros e motos disponíveis para os turistas.
Segunda parada: Ilha de Itaparica
Tenho que compartilhar que a minha experiência em Itaparica não foi o que eu imaginava.
Talvez porque eu tivesse uma expectativa muito grande. Ou talvez porque o formato do passeio não tenha permitido uma vivência real da ilha.
A parada na Ilha de Itaparica oferecia duas opções: almoço rápido no restaurante estilo buffet para fazer um tour guiado pelo centro histórico da ilha ou ficar no Restaurante Manguezal para poder almoçar com calma e curtir a praia.
Eu optei pela segunda alternativa, pensando que seria mais gostoso curtir umas horinhas de praia em um outro paraíso baiano.
Infelizmente, não foi o que aconteceu. A praia em frente ao restaurante tinha uma faixa muito estreita de areia e com muitos pedregulhos (talvez ocasionado por um maré alta) e não tinha estrutura para os turistas.
Então, a única coisa que vi da Ilha de Itaparica foi um restaurante que, apesar de bonito e bem servido, não teria sido minha escolha.
Isto porque, durante as minhas viagens, eu prefiro comer algo simples e rápido durante o dia para sobrar tempo para aproveitar os lugares.
Contudo, este é meu estilo de viajante. Pode ser que as outras pessoas do tour tenham curtido o formato da visita.
De qualquer maneira, não tenho muito o que compartilhar da minha experiência na Ilha de Itaparica.
Gostaria de voltar em outra circunstância para realmente conhecer o lugar.
A volta para Salvador
Depois de visitar a Ilha dos Frades e Itaparica, começa a volta para Salvador, que nos recebe com um magnífico pôr do sol visto do mar.
É um verdadeiro espetáculo observar o sol pintando o céu em tons dourados e alaranjados.
Uma despedida perfeita para um dia que ficará na memória!
Informações práticas para o Passeio à Ilha dos Frades e Itaparica
O Passeio para Ilha dos Frades e Itaparica acontece regularmente às segundas, quartas e sextas.
Entretanto, é sempre bom conferir a disponibilidade no site da empresa, pois pode haver alguma alteração no calendário.
Além disso, é importante você reservar este passeio. Principalmente, porque, por questões operacionais, todos os tours da empresa devem ser agendados com até 24 horas de antecedência.
Eu visitei Salvador fora da alta temporada, participei deste tour em um dia de semana e a embarcação estava cheia.
Durante todo o trajeto, você terá a companhia de um guia especializado, que lhe dará toda a assistência e cuidará de todos os detalhes para tornar a sua experiência o mais agradável possível.
Não se esqueça, também, de levar alguns itens de praia para o seu conforto.
Entre eles, uma toalha, uma muda de roupa para trocar, chinelos, protetor solar, óculos de sol e chapéu ou boné.
Gastos extras
É bom se preparar para alguns gastos extras, como alimentação e bebidas, que não estão incluídas no valor do tour.
O Restaurante Manguezal na Ilha de Itaparica, por exemplo, tem um buffet com valor fixo de R$ 74,90 por pessoa (valores de julho de 2025), sendo que as bebidas são pagas à parte.
Não há gratuidade do buffet para menores de 5 anos, ou desconto para crianças entre 5 e 10 anos, como eventualmente pode ocorrer em alguns estabelecimentos e tours.
Entretanto, há opção de pratos kids e petiscos, que podem ser o suficiente para os pequenos.
VEJA TAMBÉM OUTRAS OPÇÕES DE PASSEIOS E TOURS EM SALVADOR.
Planeje seu Passeio à Ilha dos Frades e Itaparica com o Turista FullTime
E se você gostou deste bate e volta a partir de Salvador e está planejando visitar a cidade, saiba que eu terei o maior prazer em participar da organização do seu roteiro e ajudar você no planejamento da sua viagem.
Além disso, através da agência Turista FullTime Viagens, será possível alugar um carro, contratar um seguro viagem, reservar passagens aéreas, hospedagens, transfers, tours, ingressos e tudo o mais que você precisar para montar a sua Viagem dos Sonhos.
Para isto, basta entrar em contato comigo através do formulário apresentado ao final deste post.
Saiba que eu não medirei esforços para que você viva uma experiência inesquecível em Salvador e arredores!
Agradecimentos
O Turista FullTime participou do Passeio à Ilha dos Frades e Itaparica a convite da empresa Easy Travel Shop em parceria com a Luck Receptivo.
Contudo, é importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma viajante experiente, acostumada a visitar metrópoles pelo mundo inteiro e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.
Deixe um comentário