O que fazer em uma Parada de Cruzeiro em Salvador? Saiba como explorar uma das cidades mais vibrantes do Brasil. Passeie pelo Pelourinho, descubra o Mercado Modelo, aproveite a vista panorâmica do Elevador Lacerda e experimente a deliciosa gastronomia baiana.

 

 

Há quem diga que Salvador é a “Capital da Alegria”, por conta da sua energia positiva, o seu Axé.

Tem quem afirme que ela é a “Terra da Felicidade”, devido a sua hospitalidade, sua música e seu clima descontraído.

Eu diria que os dois apelidos carinhosos se fundem e se justificam. Que cidade impactante!

Eu já havia passado por lá há muitos anos e tinha gostado bastante, mas esta breve parada arrebatou meu coração de vez.

 

 

Salvador na Rota dos Cruzeiros

 

Salvador é um dos portos mais importantes da costa brasileira e faz muito sucesso durante a temporada da América do Sul que, normalmente, acontece entre os meses de novembro a abril.

Então, você pode iniciar e terminar o seu cruzeiro na capital baiana, o que é muito comum em um itinerário de 7 noites.

Ou ainda, iniciar seu cruzeiro em outro porto, como Santos, por exemplo, e desembarcar em Salvador, aproveitando a oportunidade para curtir a cidade por alguns dias.

Finalmente, é possível que você faça apenas uma parada e tenha algumas horas para explorar essa cidade vibrante e cheia de história.

Neste caso, vai precisar de um roteiro prático com as melhores opções para aproveitar ao máximo sua escala!

 

 

Onde os cruzeiros param em Salvador?

 

Salvador tem um Terminal Marítimo amplo e moderno, com uma excelente estrutura para embarque e desembarque de passageiros. Sinceramente, o melhor que já vi no Brasil até hoje.

Além disso, ele fica muito bem localizado, o que é uma grande vantagem se você decidir explorar os principais atrativos de Salvador por conta própria.

Então, ali mesmo nas redondezas, você já consegue começar a aproveitar alguns dos atrativos da cidade. Inclusive, sem precisar de transporte.

Agora, se você preferir percorrer as atrações e monumentos com guiamento, é possível contratar o serviço ali mesmo no terminal.

Melhor ainda se você puder se programar com antecedência, para não perder um minuto sequer. Acredite: todo tempo desperdiçado na primeira capital do Brasil, será lamentado depois.

 

 

O que fazer em Salvador durante uma parada de cruzeiro?

 

Normalmente, os cruzeiros ficam em Salvador por 8 a 10 horas. Isso é tempo suficiente para explorar os principais pontos turísticos sem pressa, mas também sem exageros.

Entretanto, o ideal é evitar grandes deslocamentos ou visitas demoradas a igrejas e museus, por exemplo.

No caso da minha parada, o navio chegou às 8:00 e partiria às 18:00, o que significava que todos deveriam estar de volta ao navio no máximo às 17:00.

Em 8 horas, eu consegui percorrer vários pontos do centro histórico de Salvador, curtir a culinária, relaxar e tomar uma cervejinha gelada num verão soteropolitano de rachar!

 

 

Comece pela Cidade Baixa

 

Como o Terminal Marítimo fica na parte baixa da cidade, aproveite para conhecer os pontos turísticos que estão localizados nesta região.

Do porto até o Mercado Modelo é possível ir a pé, por uma avenida movimentada e plana.

 

 

São cerca de 20 minutos de caminhada e quando você está quase chegando, ainda tem uma bonita vista do Terminal Turístico Náutico e, também, da Bahia e da Baía de Todos os Santos.

 

 

Com mais de 260 lojas, o Mercado Modelo é uma excelente opção para você conferir o artesanato local, comprar lembrancinhas e experimentar pratos típicos da culinária baiana.

 

 

Se você tiver interesse e tempo, ainda dá para conferir a Cidade da Música da Bahia antes de seguir para a Cidade Alta.

Trata-se de um importante museu interativo, que apresenta os diferentes ritmos da música baiana.

Eu não pude visitá-lo por pura falta de tempo, mas se você quiser saber mais a respeito desta atração tem um post com todos os detalhes no blog Uma Senhora Viagem.

Dali da Praça do Mercado você também pode conferir a Fonte da Rampa do Mercado, um monumento gigantesco, obra do artista Mário Cravio Jr.

 

 

Quando tiver visitado as atrações da Cidade Baixa, é só atravessar a praça para acessar o Elevador Lacerda, que leva à parte alta da cidade.

 

 

A  Cidade Alta

 

É na Cidade Alta que você vai encontrar o coração e a alma de Salvador.

Ali você vai visitar o Pelourinho, com seus casarões coloniais coloridos e suas ruas de paralelepípedo.

Vai poder conferir, também, muitas das importantes igrejas, museus, manifestações culturais e restaurantes tradicionais, que são a marca registrada de Salvador.

 

 

Tudo no Pelourinho é histórico e a região por si só já vale a visita, mas há alguns pontos de destaque e, quando se tem pouco tempo, é preciso priorizar.

Para você ter uma ideia, são mais de 200 atrativos turísticos, entre mirantes, museus, capelas, monumentos, igrejas etc. só no Centro Histórico.

Eu fiz questão de registar, pois só acreditei vendo e vendo não acreditei! Hahaha!

 

 

Somente uma coisa fugiu dos meus planos e expectativas em minha visita à capital baiana.

No dia em que o meu navio parou em Salvador, dei muito azar e o Elevador Lacerda não estava funcionando!

Ele ficou em obras de revitalização por 10 meses e foi entregue novamente à população na semana seguinte. 

Então, para chegar à parte alta da cidade, eu peguei o Plano Inclinado, cuja chegada é bem próxima ao Largo Terreiro de Jesus, um dos três que existem no Pelourinho. 

Assim, aproveitei para visitar os atrativos turísticos que ali se encontram.

Entretanto, o mais provável é que você chegue à parte alta de Salvador pelo Elevador Lacerda. 

Terá, então, que fazer uma caminhada até lá.

 

 

Os Três Largos do Pelourinho

 

O Pelourinho tem três largos, que vulgarmente chamamos de praças:

  • O Largo do Pelourinho
  • O Largo Terreiro de Jesus
  • O Largo de São Francisco

O Largo do Pelourinho é o mais famoso dos três. Cercado por casarões históricos e cultura afro-brasileira, abriga também a Fundação Casa de Jorge Amado, um museu biográfico dedicado ao escritor baiano.

Este largo também é palco de apresentações de capoeira e blocos de percussão, como o Olodum.

O Largo Terreiro de Jesus é um dos mais movimentados. É ali que se encontram a Catedral Basílica de Salvador e a Igreja de São Pedro dos Clérigos. O local também tem vários bares e restaurantes tradicionais.

Finalmente, o Largo de São Francisco é um dos espaços mais fotografados do Pelourinho, pois é ali que fica a Igreja e Convento de São Francisco, famosa por sua impressionante decoração barroca e entalhes dourados.

 

 

Como se locomover em Salvador?

 

Salvador, como muitas grandes cidades, enfrenta desafios no trânsito, especialmente durante os horários de pico.

Então, em uma parada de cruzeiro de poucas horas, não é muito prudente fazer planos mirabolantes e incluir atrações que exijam grandes deslocamentos.

Mas, se você quiser ir conferir atrações um pouco mais afastadas, como a Praia e o Farol da Barra ou a Igreja do Senhor do Bonfim, os carros de aplicativo funcionam bem em Salvador.

Eu não usei o serviço, mas conheci algumas pessoas no cruzeiro que aprovaram a escolha.

Também conheci uma família que optou por fazer a pé o percurso da Cidade Baixa à Cidade Alta mas, honestamente, eu não recomendo.

Afinal, o próprio pessoal do porto nos aconselhou a andar somente por áreas mais movimentadas.

De qualquer forma, eu só usei transporte público e caminhei bastante tanto na Cidade Alta, quanto na Cidade Baixa.

Eu sabia que teria atrativos de sobra para conhecer no centro histórico e perto do porto.

Assim, distribuí meu dia entre essas duas regiões e foi super tranquilo.

Fiz tudo sem atropelos: tive tempo de curtir, experimentar a culinária local, tomar uma cervejinha num boteco tradicional e até um café antes de voltar para o navio!

 

Parada de Cruzeiro em Salvador: vale a pena?

 

Ainda que seja por poucas horas, visitar Salvador em uma parada de cruzeiro é uma experiência riquíssima e que deixa um gostinho de quero mais!

Sinceramente, apesar de já ter visitado dezenas de portos ao redor do mundo, Salvador está no topo da minha lista.

Eu tinha uma expectativa enorme, que foi rapidamente superada desde o momento que eu desembarquei e que só foi melhorando à medida em que eu visitava a cidade.

Achei Salvador extremamente bem preparada para receber os visitantes: segura, bem policiada, organizada e limpa.

 

 

As pessoas sempre comentam do assédio e insistência dos ambulantes que oferecem fitinhas do Senhor do Bonfim e lembrancinhas.

Honestamente, não passei pelo incômodo. As pessoas ofereciam, sim, seus produtos e serviços. Mas diante da negativa, desistiam e iam abordar outros turistas.

Os preços de comidas e bebidas aplicados no Pelourinho estavam um pouco salgados.

Entretanto, os do Mercado Modelo foram bem razoáveis, mesmo no tradicional Camafeu de Oxossi, onde provei deliciosos minis acarajés e casquinha de siri.

E tudo isso com vista para a Baía de Todos os Santos.

Devo confessar: a experiência foi tão impactante que, na semana que voltei para casa, comprei passagens para visitar Salvador de novo, agora por uma semana! Aguarde cenas do próximo capítulo!

 

 

Planeje seu Cruzeiro com o Turista FullTime

 

E se você gostou dessa parada de cruzeiro em Salvador ou está planejando visitar a cidade, saiba que eu terei o maior prazer em participar da organização do seu roteiro e ajudar você no planejamento da sua viagem.

Além disso, através da agência Turista FullTime Viagens, será possível alugar um carro, contratar um seguro viagem, reservar passagens aéreas, hospedagens, transfers, tours, ingressos e tudo o mais que você precisar para montar o seu Cruzeiro dos Sonhos.

Para isto, basta entrar em contato comigo através do formulário apresentado ao final deste post.

E se você quiser conhecer outros portos de cruzeiro pela costa brasileira, que tal ler sobre Balneário Camboriú ou Búzios?

 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *