O que fazer em Salvador, um destino que reúne história, cultura e belas paisagens?
Neste post, compartilho o meu Roteiro de 5 dias pela capital baiana, com dicas e sugestões práticas para você aproveitar bem a cidade.
Minha ideia não é entregar a você um roteiro engessado e com as atividades em uma sequência específica.
E, sim, compilar uma lista de sugestões para que você organize o seu roteiro em Salvador de forma equilibrada, combinando atrações do Centro Histórico, passeios ao ar livre e tours de bate e volta para regiões próximas.
Entretanto, antes de apresentar a você a minha lista do que fazer em 1, 3 ou 5 dias em Salvador, quero confessar que o desejo de explorar mais a cidade veio de uma curta passagem por lá durante uma parada de cruzeiro, uma experiência que já contei em outro post aqui do blog.
Eu passei apenas algumas horas por lá e já voltei para o navio com a certeza de que retornaria para explorar Salvador com calma.
Claro que, mesmo passando as 5 noites na cidade, ainda faltou muita coisa para eu conhecer!
Mas, eu consegui conhecer o que havia de mais representativo.
O que Fazer em Salvador em um Roteiro de 5 dias?
Passar 5 dias em Salvador é a medida certa para fazer o circuito básico: conhecer os pontos turísticos e os monumentos mais importantes da cidade e ainda aproveitar para fazer uns passeios de bate e volta.
Eu procurei distribuir o itinerário de maneira a otimizar meu tempo e diversificar as atividades o máximo possível.
Então, aqui está o meu Roteiro de 5 dias em Salvador, incluindo passeios de bate e volta para conhecer o melhor da capital baiana e seus arredores.
Dia 1: Centro Histórico e Pelourinho
Para mergulhar na cultura e história de Salvador, nada melhor do que fazer um tour guiado!
Assim, para o primeiro dia do meu roteiro, tratei de organizar essa experiência. E foi, realmente, uma escolha acertada!
Não só eu tive uma contextualização de tudo o que eu estava visitando, como isso serviu para otimizar o meu tempo.
O tour começou com uma visita ao Farol da Barra, majestoso e imponente.
De lá, seguimos para o Pelourinho, alegre e vibrante, com suas ruas de paralelepípedos, suas igrejas históricas e suas casas coloridas.
Visitar a Catedral Basílica de Salvador acompanhada de um guia que era professor de História foi, também, uma experiência incomparável.
Eu já havia entrado na igreja em outra ocasião, mas as explicações acerca do que estava vendo fez toda a diferença.
O itinerário do city tour incluiu, ainda, uma parada na Praça Municipal, de onde se tem uma vista panorâmica da Cidade Baixa, do Elevador Lacerda, do Porto Marítimo e da Baía de Todos os Santos.
Na sequência, uma visita ao Mercado Modelo, onde é possível comprar artesanato local e lembrancinhas de Salvador.
Eu também já tinha visitado o local, mas nem fazia ideia de que havia uma galeria de arte no subsolo!
Eu acabei não visitando, mas foi surpreendente saber que existem catacumbas embaixo do Mercado Modelo.
A visita já está na minha lista para a próxima ida à cidade.
E, para arrematar o city tour, uma visita à icônica Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.
Gostou desta experiência? ENTÃO, RESERVE AGORA MESMO SEU CITY TOUR COM O TURISTA FULLTIME.
Dia 2 – Praias do Litoral Norte
O bom de um roteiro de 5 dias em Salvador é que dá para fazer um ou dois passeios de bate e volta sem comprometer sua estadia na capital.
De modo que eu também organizei um Tour de um dia inteiro para conhecer as Praias do Forte e de Guarajuba.
Inclusive, eu contei todos os detalhes desta experiência em outro post aqui do blog!
Conhecer o Projeto Tamar já era um desejo antigo. E quando eu vi que ainda daria para conciliar com uma visita à Praia de Guarajuba, que recebeu o Selo Bandeira Azul, não tive a menor dúvida sobre o passeio.
Eu sabia que, além de conhecer este importante projeto, ainda passaria algumas horas em uma praia linda e de águas cristalinas!
De fato, foi um passeio muito agradável e relativamente próximo a Salvador.
Dia 3: Praias de Salvador
Salvador possui diversas praias urbanas que combinam beleza natural com fácil acesso e boa infraestrutura.
Umas são perfeitas para um banho de mar, uma caminhada ou apenas para relaxar curtindo uma bela paisagem.
Outras são consagradas e habitam o imaginário de quem deseja conhecer a cidade.
A Praia de Ondina é uma das mais famosas. Afinal, ela faz parte do circuito mais badalado do Carnaval baiano.
É nesse trecho que os trios elétricos desfilam à beira-mar, tornando esta praia um ponto estratégico para foliões e turistas durante a festa.
Mas no restante do ano, ela mantém seu esplendor, pois muitos dos hotéis e resorts bem conceituados de Salvador localizam-se em sua orla.
Outra que faz muito sucesso entre os turistas e locais é a Praia do Farol da Barra.
É ali que você vai encontrar um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol em Salvador.
Não é para menos: o Farol da Barra é um dos ícones da capital baiana.
Finalmente, eu não poderia deixar de mencionar a Praia de Itapuã, eternizada na canção do saudoso Vinícius de Morais. Esta, infelizmente, não consegui conferir ainda.
Dia 4 – Passeio Bate e Volta para Ilha dos Frades e Itaparica
Visitar a Ilha dos Frades e Itaparica foi um dos destaques do meu roteiro de 5 dias em Salvador. Um passeio muito agradável, relaxante e divertido.
Inclusive, eu já escrevi sobre esta experiência em outro post aqui do blog.
Este é um tour de dia inteiro, que tem início no Terminal Marítimo, onde você embarca em uma escuna bem equipada e confortável.
Tão logo você deixa o porto, já começa a se deslumbrar, com vistas belíssimas de Salvador e muita música e diversão a bordo.
E depois de aproveitar uma praia paradisíaca e de mar cristalino, explorar uma vila histórica e apreciar a culinária baiana, você regressa a Salvador, tendo como companhia um belo pôr do sol.
Gostou deste passeio de bate e volta? ENTÃO, RESERVE AGORA MESMO SEU CITY TOUR COM O TURISTA FULLTIME.
Dia 5 – Bairro do Rio Vermelho
Você pode aproveitar o último dia do seu roteiro para conferir um dos muitos bairros icônicos de Salvador, uma cidade que tem uma variedade cultural enorme!
Eu optei por visitar o bairro do Rio Vermelho, e visitar a casa em que Jorge Amado e Zélia Gattai viveram por mais de 40 anos.
Apesar de pequena e singela, ela tem um acervo incrível, que reúne a história do casal e de muitas personalidades que passaram por ali ao longo de décadas.
Você pode, ainda, caminhar pela orla do Rio Vermelho e conferir alguns pontos de destaque, como a Igreja de Sant’Ana e as esculturas de Jorge Amado e Zélia Gattai na praça da Mariquita.
E, se quiser se sentir como um verdadeiro soteropolitano, confira a autêntica culinária baiana, em um dos pontos de destaque do bairro, como a Barraca da Cira.
Ali, você vai encontrar um dos acarajés mais famosos de Salvador.
Tem também o Coxinha do Gago, que ostenta o título de servir a maior iguaria do gênero na cidade. Afinal, o carro-chefe da casa são as coxinhas muito maiores que o normal — algumas chegam a pesar mais de 1 kg!
Por fim, você pode ir à Vila Caramuru, um complexo de bares e restaurantes, com música ao vivo para todos os gostos à noite.
Dicas Práticas para Curtir Salvador sem Estresse
Salvador é uma cidade com infinitas possibilidades e chegar lá sabendo o que você quer fazer, vai gerar uma economia de tempo e custo, além de enriquecer a sua experiência.
Assim, pesquise sobre a cultura afro-brasileira e a história de Salvador para mapear as igrejas e monumentos mais importantes.
Experimente, também, a culinária local, que é rica em sabores e tradições.
Alguns restaurantes do Pelourinho, como o Odoyá e o Mariposa, este último localizado em um belo casarão histórico, darão um sabor especial ao seu roteiro.
Aproveite o clima quente e ensolarado da cidade para relaxar nas praias e desfrutar da vida noturna.
Use aplicativos de transporte como Uber ou táxi para se locomover pela cidade, especialmente para ir ao Pelourinho e à Barra.
Opte, ainda, pelo Elevador Lacerda para se locomover entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
E para uma experiência mais imersiva, pegue o Plano Inclinado Gonçalves, o funicular que funciona desde 1889 e que liga o bairro do Comércio (Cidade Baixa) à Praça da Sé (Centro Histórico, Cidade Alta).
Finalmente, reserve hotéis e passeios com antecedência, principalmente se você for visitar Salvador na alta temporada.
Onde se hospedar em Salvador?
Para a minha hospedagem em Salvador, optei por um hotel econômico localizado no Corredor da Vitória, uma região residencial e tranquila, mas ao mesmo tempo, descolada e com muita vida cultural.
O Hotel Bahia do Sol foi uma indicação da minha amiga blogueira Lilian Azevedo, que já havia se hospedado lá duas vezes e aprovado a experiência. De fato, foi uma ótima escolha.
Afinal, o hotel fica em uma região estratégica, pois é possível ir caminhando de lá até vários atrativos, como o Farol da Barra e o Museu de Arte da Bahia.
Saiba todos os detalhes deste hotel no blog Uma Senhora Viagem.
Planeje sua Estadia em Salvador com o Turista FullTime
E se você gostou deste Roteiro de 5 dias em Salvador e está planejando visitar a cidade, saiba que eu terei o maior prazer em participar da organização do seu itinerário e ajudar você no planejamento da sua viagem.
Além disso, através da agência Turista FullTime Viagens, será possível alugar um carro, contratar um seguro viagem, reservar passagens aéreas, hospedagens, transfers, tours, ingressos e tudo o mais que você precisar para montar a sua Viagem dos Sonhos.
Para isto, basta entrar em contato comigo através do formulário apresentado ao final deste post.
Saiba que eu não medirei esforços para que você viva uma experiência inesquecível na capital baiana!
Agradecimentos
Todos os passeios e transfers em Salvador foram realizados em parceria com a Easy Travel Shop e operados pela empresa local Luck Receptivo.
Entretanto, é importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma viajante experiente, acostumada a visitar metrópoles pelo mundo inteiro e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.
Deixe um comentário