Sem Comentários

O que fazer em Montevidéu gastando pouco e aproveitando muito? Conheça as principais atrações e as dicas práticas para montar um roteiro enxuto, mas completo, para 2 ou 3 dias na cidade.

O que fazer em Montevidéu gastando pouco e aproveitando muito? Conheça as principais atrações e as dicas práticas para montar um roteiro enxuto, mas completo, para 2 ou 3 dias.

 

 

Conhecer o Uruguai já estava nos meus planos há muito tempo! Mas, eu sempre acabava adiando por conta dos preços das passagens. Além disso, eu ouvia das pessoas que era um destino bem caro para brasileiros.

Bem, devo admitir que acabei embarcando nessa viagem, apesar de não ter encontrado passagens baratas.

E a informação de custo alto para fazer turismo no país também é verdadeira.

Contudo, eu sempre busco formas de economizar e até que consegui fazer uns malabarismos e cumprir a meta de não gastar tanto!

Assim, vou dividir com você tudo o que funcionou (ou não!) na minha viagem para você ser feliz na sua!

 

 

O que fazer em Montevidéu em 3 dias?

 

Montevidéu é uma capital relativamente compacta e é possível visitar os principais pontos turísticos em uma estadia de 2 a 3 dias.

Lógico que não vai dar pra fazer tudo, mas o básico você vai conseguir cobrir.

Isso porque grande parte das atrações mais famosas fica no centro histórico e usando metade de um dia é possível ter uma visão geral desta parte da cidade.

Além do centro, os bairros mais procurados pelos turistas são Pocitos, Punta Carretas e Parque Rodó.

Este último, com um parque de mesmo nome que é uma das principais áreas de lazer da cidade.

 

Primeiras impressões de Montevidéu

 

Eu tinha bastante expectativa com relação ao Uruguai, pois sabia que era um país bem desenvolvido, apesar do seu tamanho no mapa da América do Sul.

De fato, assim que cheguei ao Aeroporto Internacional de Carrasco, já percebi que era moderno e bem estruturado.

A imigração foi rápida, eficiente e, apesar de ter chegado de madrugada, não foi difícil conseguir um Uber na área de desembarque.

Como eu escolhi a região de Punta Carretas para me hospedar, o percurso até o bairro, ladeando o Rio da Prata, passou por regiões muito elegantes e de casas belíssimas.

Um fato curioso a respeito de Montevidéu é que várias regiões são banhadas pelo rio, que se estende por quilômetros.

Em alguns trechos, a abundância das águas e a formação de ondas, faz até parecer que a cidade é banhada pelo mar!

Em Pocitos, por exemplo, onde fica o letreiro da cidade, as pessoas ficam pegando sol na areia e a sensação que dá é que se está em um balneário como outro qualquer.

Agora, também tenho que confessar que me frustrei com relação a alguns pontos turísticos. O próprio letreiro da cidade foi um deles: feio, decadente e descascado.

Outro atrativo que deixou a desejar foi o Mercado del Puerto. Achei pequeno, pega-turista e não gostei do astral do lugar.

 

 

Visita Guiada pelo Centro Histórico de Montevidéu

 

A melhor maneira de otimizar seu tempo e conhecer as principais atrações é usar o seu primeiro dia na cidade para fazer uma Visita Guiada pelo Centro Histórico de Montevidéu.

Assim, você já tem uma visão panorâmica dos pontos mais importantes da cidade. Depois, se quiser, pode retornar e explorar por sua conta.

Na minha opinião, foi o melhor formato para conhecer, em um período do dia, o centro histórico e, também, a região do porto.

Além disso, passamos por outros atrativos de Montevidéu, como a Porta da Cidadela e o Teatro Solís, entre tantas outras construções históricas.

 

 

Durante o tour, você não terá tempo de explorar com calma a região, mas se puder voltar à Plaza da Independencia, não deixe de visitar o mausoléu do General José Artigas.

O mausoléu está localizado no subsolo da praça, bem embaixo da estátua dedicada a essa importante figura no processo de independência do Uruguai.

 

 

Ainda na praça está o Museo de la Casa de Gobierno, que possui um acervo sobre a história política do Uruguai.

E bem ao lado está o Palácio Salvo, que na época de sua construção, chegou a ser o prédio mais alto da América Latina.

 

 

Hoje, o elegante edifício de 27 andares ainda mantém sua importância e é um dos cartões-postais de Montevidéu.

É possível fazer um tour guiado para conhecê-lo e acessar o observatório mais alto da cidade.

 

Mercado del Puerto

 

O Mercado del Puerto é uma atração turística bem próxima ao centro histórico. É, também, a porta de entrada para quem está chegando a Montevidéu durante uma parada de cruzeiro.

Aliás, durante a temporada de cruzeiros na América do Sul – que normalmente vai de novembro a abril – Montevidéu é um dos portos mais badalados dos itinerários das grandes empresas marítimas.

Neste espaço de recepção de cruzeiristas, há uma estrutura com lojas e restaurantes que servem pratos típicos da culinária uruguaia. Entre eles, está El Palenque, que serve uma autêntica parrilla.

 

 

Parque Rodó

 

O Parque Rodó, em Montevidéu, é um dos maiores e mais populares da cidade.É um lugar perfeito para passar algumas horas ao ar livre sem precisar gastar.

Dentro do parque, está o Museu Nacional de Artes Visuais, que é um dos mais importantes do Uruguai. Nele encontra-se um excelente acervo de arte nacional e internacional.

O parque também tem um pequeno castelo, que abriga uma galeria de arte e exposições temporárias.

Aos domingos, há uma feira com artesanato, roupas e comidas típicas, perfeita para comprar souvenirs.

Se você estiver viajando com crianças, há a opção de alugar  um pedalinho para passear no lago artificial que existe por lá. Há, também, um parque de diversões pequeno e tradicional.

Em resumo, o Parque Rodó é uma grande área, bonita e agradável, para você curtir e relaxar entre suas belas árvores, em meio a uma metrópole.

 

Rambla de Montevidéu

 

A Rambla de Montevidéu é um dos lugares mais icônicos e como você vai curti-la vai depender da sua localização. Ou, ainda, da sua disposição!

Afinal, ela tem cerca de 22 quilômetros de extensão ao longo da costa do Rio da Prata.

A rambla é um espaço perfeito para atividades ao ar livre, para relaxar e vivenciar o estilo de vida uruguaio.

Você pode praticar atividades esportivas, como caminhar ou correr. Há, também, ciclovias bem sinalizadas para pedalar ou andar de patins, especialmente nos trechos mais movimentados, como em Pocitos.

Mas, se você não for do tipo esportivo, pode apenas escolher um lugar agradável para apreciar a paisagem ou apreciar o pôr do sol.

Alguns pontos de destaque ao longo da Rambla de Montevidéu são:

  • Playa Ramírez: Próxima ao Parque Rodó, com ambiente tranquilo.
  • Playa Pocitos: A mais popular, com areia branca e águas calmas.
  • Playa Carrasco: Mais afastada, perfeita para um clima relaxante.
  • Letreiro de Montevidéu: Localizado em Pocitos, é um ponto perfeito para tirar fotos.
  • Faro de Punta Carretas: Um farol histórico com uma vista privilegiada.
  • Puerto del Buceo: Um porto charmoso com barcos ancorados e restaurantes próximos.

Feria de Tristán Narvaja

 

A tradicional Feria de Tristán Narvaja acontece todos os domingos, sempre das 9:00 às 15:00 no bairro Cordón.

O endereço principal da feira é Tristán Narvaja, entre a Avenida 18 de Julio e a rua Eduardo Acevedo, mas ela se estende por diversas ruas adjacentes.

É um evento bem despretensioso, em que você terá a oportunidade de conferir o estilo de vida da população e comprar souvenirs, antiguidades, roupas, alimentos frescos e produtos típicos do Uruguai.

Será uma grande oportunidade, também, de provar iguarias locais por preços bem justos.

 

Passeios de Bate e Volta a Partir de Montevidéu

 

Ao invés de usar Montevidéu como base e fazer passeios de bate e volta, como é o formato mais comum em uma viagem ao Uruguai, eu optei por fazer roteiro combinado de três cidades.

Assim, dividi meu itinerário passando três noites em Montevidéu, uma em Colonia del Sacramento e duas em Punta del Este.

 

 

Entretanto, alguns lugares poderiam ter sido visitados em passeios de um dia a partir da capital e sem a preocupação de ter que alugar um carro e dirigir por estradas em um outro país.

Inclusive, os tours guiados são uma ótima opção se você estiver viajando sem companhia, pois acabam reduzindo o custo e dando uma sensação maior de segurança.

 

 

O Uruguai tem ótimas vinícolas e algumas ficam a uma pequena distância da capital. A Bodega Familia Dardanelli, por exemplo, fica a cerca de 30 minutos de carro do centro de Montevidéu.

Outra vinícola muito renomada e que merece uma visita é a Bodega Bouza. Essa é um pouquinho mais longe: fica a uma hora da capital.

 

 

A Excursão a Punta del Este é bastante popular entre os turistas e pode ser uma boa alternativa se não tiver muito tempo disponível.

E, finalmente, é possível fazer um Bate e Volta até Colonia del Sacramento. Com perdão do trocadilho, acho até um sacrilégio!

 

 

O ideal, mesmo, é pernoitar na pequena cidade, que fica mais encantadora depois que os excursionistas vão embora.

Aliás, existe até um arranjo de tour combinado com pernoite. Achei o formato bem interessante!

 

 

Como circular por Montevidéu?

 

Circular por Montevidéu é bastante simples, pois a cidade oferece diversas opções de transporte público, táxis e carros de aplicativo, além de ser bastante caminhável em algumas áreas.

A cidade é, também, segura para pedestres durante o dia, especialmente nas zonas turísticas.

De modo que explorar a pé regiões como o Centro, a Ciudad Vieja e Pocitos, por exemplo, é bem tranquilo.

Inclusive, a Rambla é perfeita para caminhadas, com vistas incríveis do Rio da Prata.

Montevidéu é, também, uma cidade bastante amigável para ciclistas, especialmente ao longo da Rambla, que tem ciclovias dedicadas.

Algumas empresas oferecem aluguel de bicicletas por hora ou dia e muitos hotéis também disponibilizam o serviço para seus hóspedes.

 

 

Eu não usei transporte público em Montevidéu, mas há uma extensa rede de linhas que conecta todos os bairros.

Em contrapartida, usei muitas vezes carros de aplicativo, que são bem populares por lá.

 

Vale a pena alugar um carro em um roteiro de 3 dias em Montevidéu?

 

Francamente, não acho que vale a pena alugar um carro para circular por Montevidéu. Isso porque muitos dos principais pontos turísticos, como o Mercado del Puerto, a Plaza Independencia e a Ciudad Vieja, podem ser explorados caminhando.

Além disso, em áreas centrais, o estacionamento pode ser difícil e caro.

Eu só aluguei um carro porque planejava visitar lugares fora de Montevidéu e isso me deu mais liberdade para montar um roteiro no meu ritmo, sem ter que depender de horários de transporte público ou de tours organizados.

Ainda assim, deixei para pegar o carro somente no último dia, quando já estava prestes a deixar a cidade. Foi uma boa decisão.

Outra boa escolha foi ter alugado o carro antecipadamente, pois não precisei usar meu cartão em uma compra internacional.

O Turista FullTime trabalha com a RentCars, uma empresa comparadora de aluguel de carros. Aproveite e já faça uma cotação para a sua viagem!

Você não paga nada a mais por isso e ainda dá aquela forcinha para a manutenção do blog!

 

 

Planeje sua Viagem em Montevidéu com o Turista FullTime

 

E se você gostou deste roteiro em Montevidéu ou está planejando qualquer destino no  Uruguai, saiba que eu terei o maior prazer em participar da montagem do seu itinerário e ajudar você no planejamento de sua viagem.

Para isto, basta entrar em contato comigo através do formulário apresentado ao final deste post.

Através da agência Turista FullTime Viagens, será possível alugar um carro, contratar um seguro viagem, reservar passagens aéreas, hospedagens, transfers, tours, ingressos e tudo o mais que você precisar para montar a sua Viagem dos Sonhos.

 

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Categorias: Uruguai

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *