A Cervejaria Stiegl tem uma tradição na arte de fazer cervejas que remonta há mais de meio milênio. Uma trajetória fascinante, que acompanha o desenvolvimento e a História da própria Salzburgo.
Fazer uma visita ao complexo cervejeiro é uma deliciosa volta no tempo, capaz de encantar os amantes deste líquido dos deuses!
O que esperar da visita à Cervejaria Stiegl?
Veja, como outras cervejarias que já visitei (como a Guinness e a Bohemia, por exemplo), a parte destinada aos visitantes, funciona mais como um museu interativo do que propriamente uma fábrica.
Não espere, portanto, acompanhar um processo real de produção de cerveja.
Ainda assim, é uma visita interessante, se você é do tipo cervejeiro.
A visita começará, inevitavelmente, pela loja em que são comercializados os produtos da marca, pois é ali que se encontra a recepção onde você comprará seu ingresso ou apresentará seu Salzburg Card para começar o tour.
Ali mesmo na loja, um funcionário vai lhe explicar um pouco sobre a experiência. Ele vai sugerir, também, que você baixe o aplicativo para obter informações complementares durante a sua visita.
Como nem o Wi-Fi nem o 4G funcionam nas instalações, é melhor você baixar o aplicativo. Assim, aproveite para fazê-lo ainda dentro da loja.
Durante a visita, você poderá ouvir várias explicações. Então, é melhor levar seus fones de ouvido. Eles têm à venda, mas custam €2,00 (e são daqueles bem “furrecas”).
O tour pela cervejaria
O tour começa em um cinema 270 graus. Você senta em um banquinho e participa da exibição, já que as imagens percorrem o chão e as paredes ao redor de você.
É um filme curto, de cerca de 5 minutos, que conta resumidamente o processo de fabricação da cerveja, desde a escolha dos ingredientes, até o produto engarrafado.
O próximo ambiente é uma mini-fábrica. Como eu não fiz o tour guiado, e só passei pelos equipamentos, não vou poder opinar a respeito.
Porém, pelo que li no site da Cervejaria Stiegl, se você estiver em um tour, o mestre-cervejeiro retira amostras daqueles tanques e você pode provar.
Na sequência, você passa para os outros ambientes que, basicamente, apresentam uma coletânea de objetos, maquinário e instrumentos relacionados à marca Stiegl.
No final, você pode se dirigir ao restaurante, onde terá direito à degustação.
Informações práticas para visitar a Cervejaria Stiegl
Como chegar?
A cervejaria Stiegl fica afastada do centro histórico de Salzburgo. Assim, para chegar até lá a melhor opção será usar o transporte público.
Se você tiver um Salzburg Card válido, não precisará pagar pelo deslocamento. Tanto a linha 1 como a 10, deixam você bem próximo do complexo cervejeiro.
Você deve pegar o ônibus de número 1 ou 10 (a partir da estação de Salzburgo ou do centro) e descer na parada “Bräuhausstraße” para ir até a cervejaria.
Não tem como errar: entre pela rua do Penny Market, um supermercado que fica bem de esquina.
Para voltar ao centro histórico, o ponto de ônibus fica em frente ao Hotel Astoria, bem fácil de achar.
Funcionamento da Cervejaria Stiegl
O museu e a loja com artigos e souvenirs da Cervejaria Stiegl funcionam todos os dias, sempre de 10:00 às 17:00.
Contudo, a última admissão para o museu acontece uma hora antes do fechamento.
Nos meses de julho e agosto, o horário estende-se até às 19:00.
O restaurante do complexo funciona de 10:00 à meia-noite. Entretanto, pratos quentes só são servidos entre 11:00 e 22:00.
Como comprar o seu ingresso?
O ingresso pode ser comprado na hora, mas se você tiver o Salzburg Card, a entrada é gratuita.
Aí vem um detalhe que me chateou de cara: quem compra o ingresso da cervejaria, tem direito a três degustações.
Porém, com o Salzburgo Card só tem direito a uma 🙁 . Na minha opinião, não deveria haver essa diferença, já que visitante é visitante!
Felizmente, a garçonete que me atendeu foi camarada e deu uma dica de ouro: avisou que ao custo de €3.00 o portador de um Salzburgo Card tem direito a mais 3 degustações. Hehehe… a fofa salvou meu dia!
Na degustação que eu fiz, estavam incluídas uma cerveja original, uma não filtrada e uma cerveja da casa, que naquele dia era a Zölibat Triple.
Ingressos para a visita guiada
Os ingressos para adultos custam 13 euros (valores de março/2019) e incluem a degustação e um presentinho. Menores de idade (6 a 16 anos) pagam 8 euros, mas degustações não são permitidas.
Na ocasião em que lá estive, o presentinho era uma espécie de cartão-postal da Cervejaria Stiegl confeccionado em metal.
As visitas guiadas à Cervejaria Stiegl
Existem várias arranjos para visitas guiadas, como você poderá constatar consultando o site oficial.
As visitas regulares acontecem todos os dias, sempre às 11:00, 14:00 e 16:00. Entretanto, só há uma opção em Inglês no horário das 15:00. As outras são todas em Alemão. Além disso, há um custo adicional.
Entretanto, você pode usar um audio-guide, baixando um aplicativo direto para o seu celular ou tablet. Foi o que fiz logo que cheguei e foi o suficiente.
Vale a pena sair do centro histórico para visitar a Cervejaria Stiegl?
Honestamente, eu sempre sou a favor de explorar a cidade além da área mais turística. Portanto, dirigir-se a uma área menos badalada para conhecer uma atração específica, pode ser uma outra fonte de exploração.
Neste sentido, a ida de ônibus até o local foi, também, uma ótima maneira de ver as casas comuns e outros bairros de Salzburgo, por exemplo. Além disso, o complexo cervejeiro oferece uma estrutura gastronômica excelente para seus visitantes.
Na minha opinião, se você tiver pouco tempo na cidade, de repente não vale a pena ir até lá. Agora, se você é do tipo que curte um turismo cervejeiro (como eu), não deve deixar esta atração ficar de fora do seu roteiro. Afinal, a Cervejaria Stiegl é uma grandes empresas austríacas do setor.
Eu, de fato, curti a experiência. Tanto que tentei repeti-la na linda cervejaria de três andares que a empresa mantém no coração do centro histórico.
Porém, infelizmente, o funcionamento estava restrito na época do ano em que eu visitei a cidade e, portanto, estava fechada.
Agradecimentos
Para visitar a Cervejaria Stiegl, o Turista FullTime contou com o apoio do Salzburg Tourism, que gentilmente forneceu a cortesia dos Salzburg City Cards. Entretanto, todas as opiniões e impressões sobre esta atração expressam genuinamente a minha vivência.
Deixe um comentário