Todo ano, normalmente na primeira quinzena do mês de Novembro, chegam diretamente da Espanha Sinterklaas e seus ajudantes, uns meninos bem travessos e que não param quietos.
Eles vêm em um barco a vapor. Quando chegam à cidade, são recebidos pelo prefeito e por um grande número de pessoas, que vão ao porto (ou algum canal famoso), só para recepcioná-los. Após as boas-vindas, eles integram um grande desfile, que percorrerá com música várias ruas da cidade.
Por eles, esperam centenas de crianças fantasiadas e com o rostinho pintado de preto. Muitos adultos também se juntam a essa grande festa, que é recheada de pepernoten ou kruidennoten (uns biscoitinhos redondos) que são atirados ao público pelos alegres Zwarte Pieten.
Os Zwarte Pieten também ficam encarregados de escutar pelo buraco das chaminés para saber se as crianças estão se comportando! Então, você pode imaginar que é um período em que as crianças tendem a se comportar muito bem!
Essa dinâmica dura até o dia 5 de dezembro quando, então, Sinterklaas e seus ajudantes voltam à Espanha, levando junto aqueles que não se comportaram!…
Aí você deve estar se perguntando: mas na Holanda, não há Natal? Claro que sim, principalmente pelo fato de o país receber um grande número de estrangeiros… e além do mais, as duas tradições podem coexistir, sem problemas. E o “nosso Papai Noel também é conhecido por aqui, só que recebe o nome de Kerstman, para evitar confusões…
Você sabe, né? No Inglês, Papai Noel é o Santa Claus… o que daria um verdadeiro nó na cabeça dos pequenos. Daí que Kerstman (kerst=Natal e man=homem) desfaz qualquer semelhança…pelo menos de nome!
Mas, se você me perguntar quem ganha a concorrência por aqui, eu lhe direi, pela minha observação e experiência, que o Sinterklaas bate – de longe – a preferência da criançada holandesa. Assim como no calendário, o dia 5 é mais importante do que o 25 de dezembro.
Naturalmente que existem famílias de todos os tipos e com todas as crenças. Eu estou falando de uma tradição holandesa, o que não quer dizer que se aplica e seja seguida por todo mundo. O que eu sei é que, a partir de outubro, as prateleiras de lojas e mercados já ficam lotadas de artigos relacionados ao tema. E eu acho um barato! Algo inédito, que eu nem sabia que existia antes de mudar pra cá…
Programe-se
Agora, se você estará por aqui a partir do dia 14 de novembro, deu sorte! Vai poder conferir de pertinho esse aspecto cultural. Aqui neste link, você poderá conferir o dia e a hora do evento em cada cidade, já que nem todas as chegadas acontecerão ao mesmo tempo…
De qualquer forma, sendo ao vivo ou não, espero que você tenha a oportunidade de conhecer uma tradição diferente da brasileira e que, depois, conte pra nós o que achou de tudo isso…
Deixe um comentário