Sem Comentários

A visita guiada ao barracão da Portela, na Cidade do Samba, é mais do que um convite irrecusável para desvendar o universo das escolas de samba do Rio de Janeiro . É uma oportunidade para conferir o passo a passo da criação do maior espetáculo da Terra e de conhecer a história do samba e do surgimento desta fantástica festa popular que é o Carnaval carioca.

Visita guiada ao barracão da Portela: carro alegórico.

Carro alegórico na entrada do barracão da Portela.

Portela, eu nunca vi coisa mais bela…

 

Confesso que nunca consigo ouvir o nome Portela sem que me venha à mente os versos que Paulo César Pinheiro escreveu e que ficaram eternizados na voz da saudosa Clara Nunes.

Através dos versos de “Portela na Avenida”, música escrita em 1981, a cantora declarou seu amor à “Majestade do Samba“.

Não era para menos: juntamente com a Deixa Falar e a Mangueira, a Azul e Branco forma a tríade das escolas de samba fundadoras do Carnaval carioca.

Desde sua fundação, em 1923, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela coleciona 22 títulos e encanta multidões.

A águia, seu símbolo máximo, é aguardada com ansiedade pelos espectadores que assistem ao desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial. São décadas de tradição e prestígio.

 

 

Tradição mais do que justificada! Afinal, foi a Portela a primeira escola de samba a introduzir uma alegoria em um desfile: um globo terrrestre.

Foi, também, a agremiação a apresentar uma comissão de frente, o que viria a se tornar um critério para todas as escolas de samba.

Com sua sede e quadra em Madureira, um bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, a Portela é uma das mais respeitadas e tradicionais escolas de samba do Brasil.

O trabalho social do Carnaval

 

Talvez os foliões não se dêem conta de que o Carnaval é uma indústria  com uma enorme responsabilidade cultural, artística e social.

Além disso, é uma engrenagem fundamental à geração de empregos e à Economia do Rio de Janeiro.

Sendo assim, o trabalho social das escolas de samba não se restringe somente ao período de duração do espetáculo, propriamente dito.

Ele se estende por todo o ano e por todas as comunidades envolvidas com as respectivas escolas.

No caso da Portela, por exemplo, além da óbvia geração de empregos, existe uma grande preocupação com relação à formação desses profissionais.

Com o passar o tempo e a experiência, esses artesãos formados pela “escola do Carnaval” acabam indo trabalhar na indústria do Cinema e do entretenimento.

O projeto  Viva Portela Carnaval Rio Experience – que inclui a visita guiada ao barracão da Azul e Branco – surgiu com dois objetivos básicos.

 

Visita guiada ao barracão da Portela: exposição de fantasias

Fantasias de Carnavais passados.

 

 

O primeiro, como uma forma de arrecadar fundos para o carnaval. O segundo, com o propósito de oferecer uma vivência mais intimista ao visitante.

E, assim, criar uma consciência de valorização do evento não somente pelo espetáculo, mas pela função sócio-cultural que ele tem.

O projeto Viva Portela Carnaval Rio Experience

 

Existem vários formatos de visitação ao barracão da Portela. Cada um deles elaborado para se adequar às expectativas do público-alvo em questão.

Os arranjos vão desde uma visita guiada simples, até combinações que incluem workshop de samba ou customização de fantasias, por exemplo.

 

O que esperar da visita guiada ao barracão da Portela?

 

O guia designado para o tour encontra os visitantes na entrada do barracão da escola.

O início da visita acontece, então, no andar térreo, onde fica a área de produção dos carros alegóricos.

 

Visita guiada ao barracão da Portela: carros alegóricos

 

Contudo, esta primeira parte da visita não pode ser fotografada nem filmada, dependendo da época do ano. Isto se deve ao sigilo que garantirá a surpresa do desfile na Marquês de Sapucaí.

A seguir, os visitantes são conduzidos ao andar superior. Primeiramente, acontece a exibição de um filme de cerca de 15 minutos, cujo objetivo é demonstrar que o Carnaval é o resultado de um trabalho coletivo e contínuo.

 

 

Isto porque, para o público em geral, o Carnaval pode significar apenas alguns dias de folia. Entretanto, os preparativos nos bastidores da Portela duram o ano todo.

É muito interessante constatar que esta primeira parte da visita tem um caráter, essencialmente, didático. De modo que os visitantes têm a oportunidade de entender melhor a estrutura do carnaval.

Consequentemente, passam a valorizar muito mais o espetáculo que, na verdade, é o produto final de um ano todo de dedicação.

 

Visita guiada ao barracão da Portela: croquis das fantasias.

Croquis e descrição dos materiais utilizados para a confecção das fantasias.

 

 

Sabor do Samba: entrando no clima

 

Beleza, o tour é bom desde o começo. Mas, a partir deste ponto, vai ficar uma delícia! Bora entrar no clima de Carnaval!

Qualquer folião que se preze, faz um “esquenta” antes da cair na farra, certo?

E a visita pelo barracão da Portela não vai fazer feio nesse quesito, não… Caipirinha feita no capricho: nota dez!

Parece até que estou assistindo o resultado da apuração enquanto escrevo este post. Logo vem a memória auditiva do anúncio da nota! Hehehe…

Adoro a cerimônica de apuração. Não perco uma!

O espaço de produção de esculturas, adereços e fantasias no barracão da Portela

 

Confesso que acho um barato a sequência de tour aos bastidores de escolas de samba. No início deste ano, eu fiz uma visita a um outro barracão na Cidade do Samba, que seguiu o mesmo formato.

 

Visita guiada ao barracão da Portela: adereços para cabeça.

 

Refletindo, percebi que todo o itinerário é, de fato, montado para você entender a dimensão cultural, artística e social do Carnaval.

De modo que passar por todas as etapas é fundamental. Você se sente meio que se preparando para um desfile.

O ensaio geral dos visitantes

 

Cumpridas todas as etapas do tour, é chegada a hora de cair na folia.O  grupo é, então, conduzido a uma área onde ficam algumas fantasias e adereços de antigos carnavais.

Ali, cada um se monta como quiser e se prepara para ter um gostinho do que é se preparar para um desfile.

 

 

No dia em que estive no barracão, um casal de passistas deu um show de requebrado, charme e simpatia.

Claro que eu tentei a todo custo imitar, mas a falta de ginga não me ajudou muito. Ainda assim, me diverti horrores!

Não tinha como ser diferente: terminei a experiência doida de vontade de desfilar pela Portela, que já morava no meu coração há muitos carnavais. Muito antes de eu vir morar no Rio e virar uma carioca de alma. ?

Quem sabe não realizo este sonho? Tá na wish list!

 

Visita Guiada ao barracão da Portela+ Workshop de Samba + Feijoada

 

Grande parte da visita seguiu a sequência padrão, já mencionada. A diferenciação deste formato de tour foi, primeiramente, a chance de sentir o que é fazer parte da Tabajara do Samba, a bateria da Portela.

 

 

Neste momento, os visitantes são divididos em três grupos, que ensaiados por mestres de bateria, ensaiam para uma apresentação.

 

 

Confesso que eu já tinha uma admiração enorme pelos percussionistas mas, depois de sentir o gostinho de um breve ensaio, percebi o quanto é difícil receber a nota dez no quesito.

Na hora de escolher meu instrumento, eu não tive dúvidas. Afinal, sempre fui doida para tocar a caixa. Nossa, fiquei maluca pra desfilar na bateria da Portela!

 

 

Haja coordenação: seguir o ritmo, sorrir e caminhar, tudo junto e misturado, não é tarefa para qualquer um!

 

A tradicional feijoada da Portela

 

Depois de cerca de duas horas de tour, chega a hora tão esperada de conferir a feijoada da Portela.

Nem preciso falar que esta é uma das mais famosas e respeitadas feijoadas do Rio de Janeiro e que ganhou nota dez no paladar dos visitantes. Estava, simplesmente, divina!

A agremiação, que já tem a tradição de oferecer a feijoada todo primeiro sábado do mês em sua quadra, traz a experiência para o barracão.

 

Visita guiada ao barracão da Portela: feijoada completa.

 

Tudo muito farto, cheiroso, bem preparado e acompanhado de caipirinhas, cervejas, refrigerantes e água à vontade.

 

 

A experiência da visita guiada + workshop de samba + feijoada tem a duração aproximada de quatro horas.

Existem, entretanto,outros formatos, mais curtos. De maneira que você pode escolher o formato que mais se adequar à sua disponibilidade e interesse.

 

Informações práticas para a visita guiada ao barracão da Portela

 

Para participar de uma visita guiada ao barracão da Portela, você pode escolher entre os seguintes formatos:

  • Visita guiada Cidade do Samba Viva Portela! Bastidores do Carnaval
  • Visita guiada + Customização de Fantasias
  • Visita guiada + Workshop de Samba
  • Visita guiada + Trio de Samba + Comida de Boteco
  • Visita guiada + Workshop de Samba + Comida de Boteco
  • Visita guiada + Trio de Samba + Feijoada
  • Visita guiada + Workshop de Samba + Feijoada
  • Visita guiada + Show de Bateria da Portela

Além disso, a agremiação disponibiliza camarote na quadra da Portela para assistir aos ensaios e visita guiada com foco no incentivo corporativo.

 

Contatos

 

Para maiores informações sobre preços, horários e agendamento, você pode entrar em contato com os responsáveis pelo projeto por e-mail:

Bruno Tenório ( bruno.tenorio@prontorj.com.br )

ou Fabiana Amorim ( fabiana.amorim@prontorj.com.br )

Ou, ainda, ligar para os telefones:

  • (21) 3553-0705
  • (21) 97953-7120
  • (21) 99521-0017

 

Como chegar à Cidade do Samba?

De transporte público

 

Para chegar à Cidade do Samba usando transporte público, o mais fácil é pegar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) em direção à Rodoviária/Praia Formosa e descer na parada “Cidade do Samba”. A entrada do complexo é logo em frente, basta atravessar a rua.

Se você estiver em uma região que não seja atendida pelas linhas de VLT, basta pegar um metrô (sentido Uruguai) e descer na estação Carioca ou Cinelândia.

Como usar o VLT no Rio de Janeiro?

 

Atenção: você precisa adquirir (ou recarregar) o cartão Riocard Mais na máquina automática que fica no ponto, pois não há venda de bilhetes dentro do veículo.

Além disso, fiscais passam conferindo se você tem o cartão e se o validou ao entrar no VLT. Então, não dê moleza pro azar: é multa na certa se você estiver em situação irregular.

A volta pode exigir de você um deslocamento um pouco maior. Entretanto, também não é complicado. O ponto mais próximo do VLT no sentido Santos Dumont, é o Providência e fica na rua de trás da Cidade do Samba.

Você terá que sair pela portaria lateral e andar até o final da rua. Não é um grande caminhada, mas você estará bem próximo à entrada do Morro da Previdência, a mais antiga favela do Rio de Janeiro.

Então, se você sentir uma certa insegurança e preferir não andar até lá, poderá pegar um táxi até a estação do metrô Uruguaiana e, de lá, seguir para o seu próximo destino.

Na ocasião da minha visita, eu e mais três amigas blogueiras fizemos o percurso para pegar o VLT e foi super tranquilo. Não sentimos intimidação alguma.

Porém, se você não se sentir confortável para aguardar numa região desconhecida,o melhor mesmo  é optar por um táxi.

O percurso até a estação Uruguaiana tem um preço bem razoável: cerca de 15 reais (valores de agosto de 2019).

De carro

 

A entrada do estacionamento para a Cidade do Samba fica na Rua Rivadavia Correa, 60. O custo da diária é de R$5,00 (valor de 2019), mas está sujeito à disponibilidade.

A pé

 

A entrada para a Cidade do Samba sem veículo pode se feita pela Rua Rivadavia Correa, 60 (logo depois do túnel do Central do Brasil) ou pela Av. Binário do Porto S/N (na frente do VLT Cidade do Samba).

De van, ônibus de excursão ou veículo grande

 

Pode-se acessar a Cidade do Samba pelas duas entradas disponíveis, mas não é possível estacionar dentro do complexo. Deve-se deixar os passageiros na entrada.

Agradecimentos

 

O Turista FullTime, na condição de blog membro do núcleo da RBBV no Rio de Janeiro,  juntamente com outros blogs de viagem, participou do famtour inaugural pelo barracão da Portela a convite da agremiação.

De modo que quero expressar meus sinceros agradecimentos à Fabiana Amorim e ao Bruno Tenório, que não só organizaram, mas que também foram nossos guias durante a visita.

 

 

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma blogueira experiente, acostumada a visitar diversas atrações e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Assim, cumprindo com o compromisso de transparência do blog, sinto-me totalmente confortável em recomendar a visita guiada ao barracão da Portela àqueles que curtem carnaval e que desejam conhecer um pouco mais sobre o fascinante mundo desta festa tão popular.

 

Confira os outros blogs que, também, participaram dessa experiência:

 

Atrações na região da Cidade do Samba

 

A Cidade do Samba fica em uma área da cidade que passou, há pouco tempo, por uma gigantesca renovação. Assim, talvez seja uma boa alternativa você conciliar o tour pelos bastidores da Portela com uma visita ao AquaRio ou ao Museu do Amanhã, duas atrações bem próximas e que fazem parte do roteiro turístico do Rio de Janeiro.

 

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *