2 Comentários

Conhecer a Vinícola Miolo é um programa imperdível para quem está na região do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Localizada na cidade de Bento Gonçalves, a propriedade é um convite irrecusável àqueles que amam um bom vinho e uma natureza exuberante.

Um pouquinho da História da Vinícola Miolo

Tudo começou no finalzinho do século XIX. Mais precisamente, no ano de 1897, quando o italiano Giuseppe Miolo chegou à região e comprou seu primeiro lote de terra a fim de iniciar o plantio de uvas.

Mal sabia ele, então, que o tal Lote 43, como era chamada a porção de terra comprada, seria um dia parte da demarcação com Denominação de Origem.

Além disso, que a empresa Miolo viria a ser uma referência entre apreciadores de bons vinhos!

Com o passar dos anos, e com o advento das novas gerações, o nome Miolo se solidificou cada vez mais no mercado vitivinícola.

Hoje em dia, a empresa é a principal exportadora de vinhos do Brasil, assim como a mais reconhecida no mercado internacional.

Com quatro unidades operacionais e quase 500 funcionários (dados de 2018), é a maior produtora de vinhos finos do Brasil.

Como chegar à Vinícola Miolo?

A Vinícola Miolo localiza-se no quilômetro 21 da rodovia RS 444, mais conhecida como Estrada do Vinho.

Naturalmente que você vai notar que o nome não é em vão, pois no caminho, você passará por outras vinícolas.

Como estávamos hospedados em Gramado , fizemos um bate e volta. Porém, o ideal é se hospedar na região, pois o deslocamento é um pouco demorado, apesar de a distância não ser tão grande.

Além disso, o percurso inclui um trecho de serra em mão-dupla. Voltar à noite, principalmente depois de degustar vinhos, definitivamente, não é a opção ideal.

Vinícola Miolo: como visitar o complexo enoturístico?

Existem várias formas de visitar a Vinícola Miolo, sendo que cada uma vai depender do estilo de interação que você quer ter e de sua disponibilidade de tempo.

Entretanto, qualquer que seja a sua escolha, a visita começará da mesma forma. Primeiramente, você deve se dirigir à portaria do complexo e se identificar.

Feito isso, você deve se dirigir à recepção do Centro de Visitantes e optar pelo tipo de visita que fará.

A Vinícola Miolo oferece dois tipos de interação: a visita convencional em grupo ou uma das aulas disponíveis na Escola do Vinho.

Além disso, há também a opção de apenas curtir o Wine Garden e visitar a loja de varejo.

Vinícola Miolo e o roteiro turístico

O roteiro turístico, com duração de cerca de uma hora, apresenta a possibilidade de conhecer um pouco da História e da estrutura de funcionamento da empresa.

Durante o tour, guiado por um sommelier ou enólogo da empresa, o visitante terá a oportunidade de conhecer vários estágios da produção: do cultivo ao produto final.

Vinhedo Modelo

O início do tour acontece na sede do complexo enoturístico, exatamente no Lote 43, a porção mais nobre do terreno da Vinícola Miolo. A primeira parada é o Vinhedo Modelo.

Neste espaço, estão dispostas 40 variedades de uvas em sistema de plantio de espaldeira.

No Vinhedo Modelo é possível identificar as espécies de uvas mais conhecidas pelo público em geral, incluindo a Tempranillo, a Merlot e a Cabernet Sauvignon.

Para mim foi, também, a oportunidade de conhecer um pouco sobre outras variedades.

Neste momento da visita, o guia turístico aproveita para contar um pouco da História do grupo Miolo e explicar a parte técnica do plantio das uvas.

O armazenamento

A segunda parte do roteiro turístico contempla a visitação aos lugares em que vinhos e espumantes ficam armazenados.

Primeiramente, o grupo passa pelos imensos barris de carvalhos, que hoje em dia, estão desativados.

Contudo, eles são perfeitos para demonstrar como era feito o armazenamento no passado. E para você fazer boas fotos!

Hoje em dia, os antigos barris foram substituídos por um sistema de estocagem mais moderno: os enormes tanques de aço.

A próxima etapa é a Cave das Barricas, o amplo espaço onde estão armazenados os vinhos em processo de amadurecimento.

No local, encontram-se 1500 barris de carvalho cheinhos de vinho! Ah, que perdição!

E por último, uma passada pelas Caves de Envelhecimento, onde encontram-se os vinhos, já engarrafados, mas ainda sem os devidos rótulos.

A degustação

Última etapa da visita, hora de degustar alguns rótulos da Vinícola Miolo. Normalmente, os visitantes têm a oportunidade de conferir dois tintos e dois espumantes.

Concluída a visita em grupo, nada melhor do que visitar a loja de varejo e de relaxar no Wine Garden.

A nossa visita à Vinícola Miolo

Antes de mais nada, quero dizer que nossa visita não foi nem de longe o que esperávamos… Foi muito, mas muito, melhor do que a encomenda!

Eu já havia visitado algumas vinícolas mas, confesso, com o nível de detalhamento que tivemos, eu nunca havia experimentado.

Que entendidos no assunto perdoem a minha sinceridade, mas o complexo da Vinícola Miolo deixou no chinelo superou o de muitas outras famosas. Inclusive uma que visitei na região de Bordeaux.

Cave de uma vinícola francesa

Tá, mas não é pra você desanimar com o roteiro em grupo, pois o roteiro turístico padrão também é super legal!

Acontece que, volta e meia, ser blogueira dá acesso a algumas regalias, por assim dizer. De maneira que eu e meu marido tivemos um tour exclusivíssimo na agradável companhia do Avelino Filho, o simpático enólogo da empresa.

Um brinde ao melhor trabalho do mundo!

Chegamos em tempo hábil para a visita da 10:00 da manhã, crentes de que nos juntaríamos a um grupo. Entretanto, a Vinícola Miolo já havia organizado um tour somente para nós.

Passamos por todas as instalações previstas para o roteiro turístico. Contudo, o grande diferencial, além de uma senhora aula sobre uvas, vinhos e degustação, foi poder conferir algumas áreas da Vinícola destinadas a fins mais particulares.

Acréscimos especiais

Além das áreas previstas para o roteiro turístico, tivemos a oportunidade de conhecer, também, a área da produção, propriamente dita.

E pudemos conferir a parte superior dos tanques de armazenamento.

Entramos na sala de degustação climatizada, destinada aos cursos da Escola de Vinhos.

Claro que ficamos loucos para voltar e participar dos cursos oferecidos pela Miolo!

Nossa degustação foi pra lá de especial! Ela aconteceu na sala de reuniões da diretoria, com uma vista espetacular dos vinhedos.

Ali, pudemos conferir 5 dos rótulos mais emblemáticos da Miolo, com destaque para o di-vi-no Lote 43.

Aliás, estes são vinhos disponibilizados durante o mini curso que acontece, diariamente na vinícola, sempre às 15:00.

Uma delícia de experiência! Nada como um bom papo regado a ótimos vinhos!

E, finalmente, tivemos acesso à torre da Vinícola Miolo.

É do alto que se tem a real noção da beleza de todo o complexo e de seus vinhedos.

A Loja de Varejo

Claro que depois da degustação, é impossível não passar pela loja de varejo da Vinícola, que tem uma gama enorme de possibilidades, para todos os gostos e bolsos.

Além dos famosos rótulos de vinhos e espumantes, é possível encontrar vários acessórios relacionados a vinhos e afins.

Assim como alguns itens de vestuário pra lá de criativos.

A loja é uma graça e o voucher do roteiro turístico dá direito a um desconto nas compras.

O Wine Garden

O espaço a céu aberto do complexo enoturístico da Miolo é um capítulo à parte na visita. Eu fiquei simplesmente encantada com o lugar!

A proposta do Wine Garden é ter uma arquitetura efêmera. Isto significa que, muito provavelmente, você encontrará um espaço diferente a cada vez que for visitar a vinícola.

Uma coisa, porém, será igual: a bela paisagem, onde você poderá desfrutar da tranquilidade da natureza enquanto aprecia bons vinhos e quitutes.

Contrariando a previsão do tempo, fazia um dia lindo de sol. Havia um clima de informalidade e relaxamento por conta da disposição dos ambientes. Um convite a passar horas de puro deleite curtindo o fim de uma visita memorável!

Informações práticas para visitar a Vinícola Miolo

O roteiro turístico acontece todos os dias, inclusive nos feriados.

De segunda a sábado: 10:00, 11:00, 12:00, 13:00, 14:00, 15:00, 16:00 e 16:30.

Aos domingos e feriados: às 10:30, 11:30, 12:30, 13:30, 14:30, 15:00 e 15:30.

Para grupos inferiores a 15 pessoas, não é necessário fazer reserva.

Preços e condições para o roteiro turístico

Somente maiores de 18 anos podem degustar os vinhos. Neste caso, o custo da visita é de R$30,00. Entretanto, um voucher de R$10,00 garante o desconto nas compras da loja de varejo.

Para participantes entre 2 e 17 anos, o custo da visita é de R$15,00, com direito a  suco de uva (300ml).

Importante ressaltar que estes são valores de 2018. Para informações e preços sempre atualizados, convém consultar o site da vinícola.

Agradecimentos

Eu e meu marido passamos momentos muito agradáveis no complexo enoturístico, graças à gentileza e à credibilidade da Vinícola Miolo, nossa parceira nesta viagem.

Então, o nosso muitíssimo obrigado vai para toda a equipe local, que nos atendeu com todo o carinho. Um agradecimento especial ao Avelino, que foi nosso querido anfitrião durante a visita.

Importante ressaltar que, apesar da parceria, todas as opiniões e comentários deste post são impressões genuínas de uma viajante experiente, acostumada a visitar diversas atrações e que sabe avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Assim, ciente do meu compromisso como blogueira e da minha experiência como viajante frequente, sinto-me totalmente confortável em recomendar a Vinícola Miolo como uma das atrações imperdíveis do Vale do Vinhedo.

Referências

2 thoughts on “Vale dos Vinhedos: como visitar a Vinícola Miolo?”

1. Que delícia de visita, adorei. Quando tiver oportunidade quero conhecer e provar os vinhos desta vinícola também. Adorei o post e até já compartilhei no Facebook para todos meus amigos. Beijos.

1. Gisele, querida, muito obrigada pela leitura, pelo compartilhamento e pelo comentário. Que gostoso ler suas palavras! Tão gratificante escrever e saber que viajantes experientes, como você, gostaram… Espero, mesmo, que você visite a Vinícola Miolo. Vou adorar ler seu ponto de vista! Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.