2 Comentários

Hoje é um domingo comum no Brasil, mas é um dia festivo aqui na Holanda: o Vaderdag.  Pela semelhança com o Inglês, você já deve ter adivinhado. É o nosso Dia dos Pais. No Brasil, a data é comemorada no segundo domingo de agosto, mas na Holanda e em cerca de  outros 70 países, a data é festejada no terceiro domingo de junho.

A explicação para tantos países comemorando no mesmo dia, infelizmente, não consegui encontrar, mas os Estados Unidos e a Inglaterra estão no meio deles… e são referências mundiais. Na América do Sul, alguns países também seguem a mesma data, como a Argentina e o Chile.

Por que no Brasil o Dia dos Pais é comemorado em outra data?

No Brasil, a data foi escolhida em homenagem a São Joaquim, patriarca da família e, também, porque para os católicos, este dia é dedicado aos padrinhos. Interessante, né? Daí que a data foi transferida para o segundo domingo de agosto, já que a comemoração religiosa de São Joaquim acontece no dia 16 e aí a data fica próxima.

Mas Brasil e Holanda combinam em muita coisa com relação a esta comemoração. Por exemplo, o comércio se prepara para a data, com múltiplas possibilidades de presentes. Aqui, durante toda essa semana, havia muitas promoções e descontos, pois também coincidiu com o final da estação (Primavera) e lançamento da coleção de verão. Então, havia ótimos artigos a preços bem mais atrativos.

Tradução livre: O melhor pai do mundo é você…

Além da parte comercial, as crianças também confeccionam na escola algum presentinho ou cartão para entregar junto com o café da manhã, que pode ser preparado com esmero pelos pimpolhos e servido na cama para o sortudo papai!

Ao longo do dia, as famílias procuram fazer algum programa que envolva pais e filhos em atividades divertidas para todos e tem sido cada vez mais comum, jantares em restaurantes ou na casa dos avós para celebrar este dia tão especial.

O mais gostoso disso tudo é saber que, apesar das diferenças de idioma e de cultura, esta figura tão importante para a formação das crianças ganha um chameguinho a mais em um dia de domingo, que fica repleto de alegria, mesmo que caia em um dia cinzento e chuvoso, como o de hoje…

Quer comemorar o Dia dos Pais de um jeito especial?

Então, leve seu pai para conhecer o museu de carros que existe em Haia. Ele vai adorar!

2 thoughts on “Vaderdag: o dia dos pais na Holanda”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *