2 Comentários
Passou muito rápido… e vai deixar saudades. Amanhã, o Keukenhof fecha seus portões até a próxima primavera… Incrível, tanto trabalho, tanta dedicação dos jardineiros, dos produtores de flores, de tantas pessoas envolvidas para que o parque seja um sucesso. E ele nunca desaponta. Cada ano mais lindo, cada ano mais florido… ouso dizer, cada ano mais visitado.
 
Usei a expressão holandesa “Tot ziens” (adeus) para ilustrar o título do post, pois apesar de ser um dizer comum e encontrado em quase todos os estabelecimentos aqui na Holanda, a palavra “adeus”, para mim, traz um certo pesar.
Sei que ficarei cabisbaixa de saber que o parque ficará fechado de novo até o ano que vem. Sei que vou lamentar quando a época das tulipas der espaço a outros tipos de flor…
Este ano, não me contive. Não me contentei em visitá-lo só uma vez. Fiquei frustrada em ter ido cedo demais (a pressa de ver como ele estava!) e ter encontrado o mosaico que homenageia o tema do ano ainda “pelado”. Quando soube que as tulipas estavam no ápice, e que ele estava todo florido, tive que voltar.

E pude constatar o que é o parque (lotadérrimo) no melhor domingo de sol do ano até agora. Honestamente? Estava lotado, sim, mas não perdeu o seu encanto. Parece até que todas as pessoas estavam inebriadas pela beleza das flores e com uma paz de espírito tão grande que não havia espaço para empurrões, encontrões… uma harmonia infinita.

Adorei cada minuto, sentindo o aroma das flores, perdida na beleza das cores, distraída com a profusão de pessoas, línguas e nacionalidades. Uma versão positiva da Torre de Babel, em que todo mundo compartilhava o mesmo espaço com o único objetivo de curtir um ambiente encantado.

Então, fica aqui o convite: se você está por perto e tem um tempinho livre amanhã, vá conferir este espetáculo cultivado pelo homem. Se perder essa chance, talvez só no ano que vem…

Quem sabe, pela primeira vez na vida? Quem sabe uma única vez? O Keukenhof é um daqueles lugares mágicos que devem constar na wish list  (lista de desejos) de todo ser humano que queira encontrar o lado colorido e inebriante da vida!

Novidades para 2017

Para o ano que vem, haverá uma mudança. Hoje em dia, o parque possui duas entradas: uma para quem chega de ônibus e outra para quem chega de carro. Elas estão localizadas em pontos opostos do parque. O Keukenhof 2017 contará com uma nova entrada, centralizada nas imediações do pavilhão Oranje Nassau. Não tenho dúvidas de que ficará melhor ainda.

2 thoughts on “Tot ziens, Keukenhof!”

  1. Olá!
    Estou indo para a Holanda no próximo mês e como ficarei em Haia, penso em visitar o Keukenhoff saindo de Leiden Centraal. Neste caso, eu consigo pegar o ônibus (854) utilizando um OV Chipkaart anônimo?
    Obrigada!
    Cristianne.

    1. Oi, Cristianne! Muito obrigada pela leitura e pelo seu comentário. Um OV Chipkaart anônimo, pode ser utilizado da mesma forma que um identificado. Aliás, esse cartão é uma ótima forma de economizar, pois você pagará o valor fracionado, de acordo com a distância percorrida. No caso do Keukenhof, de repente vale mais a pena você comprar um tíquete combinado (entrada para o parque + ônibus de ida e volta). Mas se você optar por ir com o 854 não terá problema nenhum, também. Ah muito importante: não se esqueça de passar o cartão na maquininha ao entrar no ônibus. O esquecimento pode lhe gerar uma multa. E ao sair, passe de novo. Assim você só será cobrada pelo trecho percorrido. O esquecimento vai fazer com que você pague o itinerário de ponta a ponta. Um ótimo passeio para você! Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

< ?php include_once("analyticstracking.php") ?>