Sem Comentários

Começou na quinta-feira a segunda edição da Royal Christmas Fair em Haia. Um evento que, certamente, entrará para o calendário anual da cidade. Este evento que começou bem modesto no ano passado, com poucas barraquinhas, está maior, mais organizado e mais completo.

O cenário deslumbrante e chique continua o mesmo: às margens da belíssima Hofvijver, aquela lagoa famosa pelas fotos com o parlamento holandês e o museu Mauristhuis. Impossível não apreciar um passeio por lá. Ainda mais com os dias lindos que têm feito por aqui: secos e de temperaturas muito amenas para esta época do ano.​

Ontem, por exemplo, chegou a fazer 13 graus! Hoje, o dia também ficou ótimo para um passeio ao ar livre. Estive no centro, passei de bicicleta pela feira de Natal e estava tudo bem animado.

Se você não puder aproveitar seu domingo para ir até lá, sem problemas: a feira acontece até o dia 23 de dezembro, sempre de 12:00 às 21:00. Uma ótima pedida para o final de tarde ou mesmo para a noite, já que há um palco montado por lá e a programação está bem variada.

Como chegar?

Chegar lá é muito fácil. Para quem não mora em Haia, uma boa opção é o transporte público. Partindo da Estação Central, há muitas opções. Algumas relativamente próximas (caso dos trams de número 1 ou 15) e outras que lhe deixam bem em frente (caso do tram 17 e das linhas de ônibus 22 e 24), na parada Kneuterdijk.

É possível caminhar até lá, também. Partindo da Estação Central são cerca de 950 metros, ou seja, menos de 15 minutos de caminhada… o difícil vai ser não parar ao longo do caminho, já que há muita coisa linda para ser vista!

Se você preferir ir de carro, há dois estacionamentos próximos: o do Malieveld e o do Noordeinde. Porém, os preços são sempre salgados: €2,00 a cada 48 minutos. E, é preciso ressaltar, também, que o segundo está quase sempre lotado, pela proximidade com as lojas de grife e o Palácio Noordeinde, que é o “escritório” do rei Willem-Alexander desde 2013.

O que você vai encontrar na Feira de Natal?

Há boas opções de enfeites natalinos e para decoração da casa. As opções de comida estão bem variadas, tanto típicas holandesas, quanto da culinária mundial. E, lógico, um item que não pode faltar: o glühwein. Ainda não tomei o deste ano, pois estive lá logo depois do almoço, mas o do ano passado estava muito bom e eu trouxe a canequinha pra casa.​

 

 O que há para fazer pelas redondezas?

Bem, isso merece um post EXCLUSIVO! O centro é lindíssimo e cheio de possibilidades! Há inúmeras opções de lojas. Aliás, Haia foi eleita “Beste Winkelstad van Nederland” (traduzindo: a melhor cidade da Holanda para fazer compras) .

Há, também, muitas opções culturais, como uma visita ao museu Mauritshuis, por exemplo. Sou completamente apaixonada por ele. Na minha opinião, o museu mais charmoso da Holanda.

Sim, o Rijksmuseum de Amsterdã é fenomenal e eu AMO, também, mas o Mauritshuis é como uma jóia… pequeno, mas cheio de requinte e elegância!

E, se você quiser terminar seu passeio em clima genuinamente natalino, tente pegar o tram 1 – que faz a linha até Scheveningen, passando pelo Palácio da Paz – especialmente decorado para a data e vá conferir o Mercado de Natal do Pier, que tem a mesma duração. Vai ser uma ótima forma de fechar o dia com chave de ouro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *