Sem Comentários

O ano de 2016 passou voando… e eu, também. Nunca na minha vida tive um período tão intenso de viagens e hospedagens em variados hotéis e destinos! Um fator importante foi, naturalmente, escrever um blog sobre o tema, mas a motivação predominante foi a possibilidade de ser o último ano de minha estadia na Europa, o que acabou se concretizando…

Hoje, dia 31 de dezembro, escrevo minha retrospectiva 2016 do quarto de hotel que será a minha moradia pelo próximo mês. No momento, quase todas as minhas coisas estão dentro de dois contêineres, aguardando o momento de cruzar o Oceano Atlântico. Com sorte, terei meus pertences de volta em cerca de três meses… até lá, minha rotina será aguardar que minha vida volte ao normal.

Até que não é nada mal morar com uma vista dessas!

Contudo, não vou focar este post nas aventuras (ou desventuras) de uma mudança internacional. Vou compartilhar com você todos os lugares incríveis que pude visitar nos 358 dias que antecederam minha volta ao Brasil.

Muitos me perguntam se esta vinda é definitiva. Para mim, a única coisa definitiva na vida é a morte… e espero que eu esteja muito longe dela! Prefiro pensar que este período de quatro anos (tempo médio que dura cada cargo que meu marido ocupa na empresa) é uma nova oportunidade de aprendizado, desafios e descobertas, ainda que eu já tenha vivido por anos no Rio de Janeiro. Quero pensar que terei uma segunda chance de desvendar o Rio, desta vez sem todos os afazeres que não me deixaram curtir a bela cidade na minha passagem anterior…e com o olhar atenta de turista full-time! Hehehe…

Bem, mas este assunto é pauta para outro post. Vamos às andanças de uma blogueira que, definitivamente, colocou em prática seu motto de “rodinhas nos pés e cabeça nas nuvens”… Foram 35 voos, 13 países, 3 continentes, dezenas de cidades… incontáveis momentos felizes e apenas dois perrengues de viagem. Um, eu já contei. O outro, ainda está na caixa de rascunhos para lançamento em 2017.

Bem, então vem comigo nas minhas andanças por este mundão maravilhoso!

Janeiro

Innsbruck

Após passar o Réveillon no frio austríaco com amigos, visitando a cidade de Innsbruck, a saga dos aeroportos começou com a volta pra casa…

Milão – comemoração de aniversário/ 22 a 24

Milão foi escolhida para a comemoração do meu aniversário. Em um final de semana prolongado, foi uma delícia curtir uma das mais belas cidades italianas com o meu maridão. Amei a cidade! Um dos melhores presentes que já ganhei na vida!

Fevereiro

Foi um mês sem voos, mas com muitas jornadas de trem pela Holanda. Um destaque para meus passeios, foi conhecer as Casas Cubo de Roterdã, uma experiência que deu muita visibilidade para o blog, já que o post sobre o lugar bombou!

Fiz, ainda, uma curta viagem de dois dias à Antuérpia. Com a tutoria de uma grande companheira de viagens (minha querida amiga Bia Laus), pude desvendar mais segredos da bela cidade, que já havia me encantado na primeira visita, anos atrás…

Março

Budapeste – 04 a 06

Budapeste já estava nos meus planos há anos e num final de semana prolongado fui conhecê-la com meu marido. Apesar do pouco tempo que passamos por lá, foi uma estadia intensa, com a chance de conhecer lugares maravilhosos, como os que já descrevi em outro post aqui do blog.

Bilbao foi o destino escolhido para passar a Páscoa e foi uma ótima pedida. Minha motivação era conhecer o Museu Guggenheim, mas a cidade tinha muito mais a oferecer. O post sobre a cidade ainda não saiu, mas está na lista para 2017…

Aliás, um item da minha lista de resoluções de Ano Novo é conseguir colocar todas as viagens de 2016 no blog, tarefa que vem sendo difícil de concluir, por enquanto!

Abril

Bordeaux – 21 a 25

A viagem a Bordeaux com um grupo de amigas (éramos oito!) foi inesquecível! Tivemos muitos bons momentos… Foram dias de puro deleite culinário e etílico (ah, os vinhos de lá!), com muita tagarelice e gargalhadas. Teve até um pneu furado no meio do caminho e embaixo de chuva, mas no fim, todas se lembram disso só para rir…

Maio

Aproveitando a carona em uma viagem de negócios do meu marido, fui visitar pela terceira vez Aberdeen e, de quebra, aproveitei para conhecer Dundee e Edimburgo, esta última, merecedora de um post completíssimo, coisa que ainda estou devendo…

Estive, também, três dias em Newcastle, acompanhando meu filho em uma visita à universidade. Apesar de não ser necessariamente uma cidade turística, blogueira que é blogueira sempre encontra algo legal (e cultural) para fazer… não perdi viagem. O início foi meio tumultuado, devido a um voo cancelado… mas, depois deu tudo certo!

Junho

Estocolmo – 07 a 11

Mais uma vez o meu grupo de amigas aproveitou para fazer uma viagem e teve de tudo: amiga vindo do Brasil para comemorar o aniversário, amiga voltando para o Brasil logo ao final da viagem, amiga que já havia morado na cidade… cada qual com sua história! E haja história para ouvir e contar: éramos dez tagarelas de plantão. E foi a viagem dos chapéus… hahaha… inspiradas em uma das amigas, resolvemos tirar os chapéus dos armários e divar na linda capital sueca! Tem post contando tudo aqui no blog!

Julho

Barcelona – 05 a 08

Essa ida a Barcelona foi mais do que especial: apesar de ser a quinta visita à linda cidade catalã (e meu porto de partida preferido para cruzeiros), foi lá que comemorei minhas bodas de prata, em uma cerimônia emocionante realizada na tradicional basílica de Santa Maria del Mar. Ainda não havia contado isso aqui no blog, por ser algo muito pessoal, mas agora fiquei com vontade de dividir essa experiência com você.

MSC Poesia – 08 a 15

Cruzeiro de verão em família tem sido uma tradição nos últimos cinco anos, mas dessa vez teve a participação de um casal de amigos e de um amigo dos meus filhos. Foi muito mais divertido viajar em grupo e um dos pontos altos da viagem foi conhecer a bela Taormina, onde encontramos um “achado” que deixou o grupo emocionado… Já contei sobre a experiência em outro post!

Agosto

Alicante tinha sido uma excelente pedida no verão de 2015 e eu e meu marido resolvemos repetir. Praia boa, bonita e barata, nunca é demais…

Japão

Como eu já sabia que iria voltar ao Brasil no final do ano, resolvi que não poderia deixar de visitar meu irmão que mora lá. Daqui do Brasil, seria muito mais caro e complicado. Então, organizei uma viagem. Consegui conciliar com uma estadia de três dias em Tóquio e foi uma experiência fascinante que contei em vários posts aqui do blog.

Setembro

Terceiro domingo de setembro é uma data especial no meu calendário: é dia de percorrer os 16 quilômetros que separam a Torre Eiffel do Palácio de Versailles. Eu, meu marido e um casal de amigos já havíamos participado da edição de 2015 e gostamos tanto que repetimos em 2016 e esperamos fazê-lo enquanto nossas agendas e pernas o permitirem… Altamente recomendado como um antídoto anti-envelhecimento!!!

Além disso, passamos uma semana no Rio para fazer a aclimatação para a volta ao Brasil…

Outubro

…e fizemos uma parada de uma semana em São Paulo para rever a família. Tudo de bom! Melhor combinação não poderia existir!

Na volta pra casa, consegui participar da edição reduzida (8km) da Maratona de Amsterdã. Vou ter que confessar: chorei ao passar sob o Rijksmuseum, um ícone da cidade e meu museu preferido no mundo! Para muitos, pode nem ser o maior ou melhor, mas tenho um apego emocional enorme a ele!

Novembro

Mês mais turistoso do ano… e que ficará guardado para sempre em minha memória.

Começou com uma viagem a dois a Valência, que há muito queria conhecer (e cujo post ainda estou devendo!). Sempre planejei visitá-la durante o verão para conciliar cultura e lazer na praia, mas como já estava na contagem regressiva para voltar para o Brasil, era a única chance do momento. Resolvi que era a hora de ir até lá. Ponto alto da estadia: uma visita à Cidade das Artes e das Ciências. Ainda não escrevi sobre o assunto, mas as fotos ficaram show!

Participei, também, do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros em Berlim e foi uma experiência extraordinária: não só tive a oportunidade de conhecer blogueiros que há muito admirava (e de aprender igualmente com eles), como tive a chance de rever a cidade sob o comando de Nicole e Pacelli, autores do blog Agenda Berlim .

Créditos da foto: Felipe Minnicelli

Voltei do encontro de blogueiros a tempo de refazer a minha mala e ir ao encontro da minha grande amiga Ana Venticinque (autora do blog Vou Pra Roma)… uma linda amizade virtual que se transformou num “reencontro de amigas de infância”… Rimos muito fazendo mil lives no Facebook, percorrendo quilômetros da bela Roma que ela conhece como a palma da mão, revisitando pontos altos da cidade e descobrindo lugares que só os locais antenados conhecem. Foram 4 dias plenos que combinamos de repetir em breve, seja lá ou seja cá!

Dezembro

Dublin

Eu era louca pra ir a Dublin… sempre tive um fascínio pela Irlanda! Como meu marido me acompanhou em várias viagens para percorrer cidades que eu queria muito conhecer, achei que era hora de ele ir beber uns pints de Guiness direto da fonte… Ponto alto da visita: os pubs da região de Temple Bar, sem dúvida!

Surpresa da viagem: nunca ouvi tanto Português fora do Brasil (e de Portugal, é claro!) como aconteceu por lá… a cidade estava infestada de conterrâneos!

E finalmente, após um ano de viagens e aventuras, a volta pra casa no dia do Natal. Saí da Holanda com temperaturas beirando o negativo, cheguei ao Rio com um calor de 40 graus… Enquanto escrevo a parte final deste post, vejo pela janela o sol perder a  intensidade, aguardando o momento em que subirei ao último andar do hotel para acompanhar o último pôr-do-sol do ano.

Digo adeus a um 2016 de muitos  bons momentos e agradecida, aguardo 2017 de braços abertos. Que venham muitas outras boas experiências  e que eu, mais uma vez, consiga me redescobrir, reinventar, inovar e compartilhar tudo de melhor que eu puder com você. Um brinde a tudo o que conseguimos e a tudo o que vier!

Talvez você também se interesse pela Retrospectiva de 2015

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

< ?php include_once("analyticstracking.php") ?>