Uma parada de cruzeiro em Palma de Maiorca é certeza de querer voltar e curti-la com mais calma. Afinal, a capital da ilha de Maiorca, a maior das Ilhas Baleares, surpreende por sua Arquitetura, Arte e belezas naturais.

Um pouquinho de Palma de Maiorca…

Palma de Maiorca é um daqueles roteiros de verão capazes de oferecer muito mais do que o lazer convencional: as belas praias.

Primeiramente, seu centro histórico, pequeno e de fácil acesso, é um convite a desvendar as influências culturais sofridas ao longo dos séculos.

Além disso, as múltiplas opções de turismo para todas as idades são capazes de entreter os visitantes por períodos prolongados.

Sou suspeita para falar de Palma de Maiorca. Após 5 visitas, devo confessar, ainda não consegui explorá-la o quanto gostaria.

Parada de cruzeiro em Palma de Maiorca

Naturalmente que, em uma parada de cruzeiro, será necessário decidir o que é primordial na sua visita.

Inclusive, o tempo de permanência na cidade e o horário de embarque e desembarque serão importantes na escolha do roteiro.

Minha experiência com cruzeiros em Palma de Maiorca engloba diferentes situações.

Em 2013, Palma de Maiorca foi meu porto de partida para um cruzeiro com a MSC.

Honestamente, iniciar neste porto é uma das melhores opções. Em algumas situações, só perdendo para Barcelona , de onde já iniciei outros quatro cruzeiros.

De modo que, nesta viagem, tive a chance de ficar alguns dias antes e depois do embarque por lá. Experiência que conto em outro post aqui do blog.

Entretanto, o mais comum entre viajantes de cruzeiros é uma breve passada por lá. E vou me ater a esta situação.

Parada de cruzeiro em Palma de Maiorca durante o dia

Normalmente, uma parada em Palma de Maiorca tem uma duração razoável para conhecer alguns pontos turísticos com calma.

A parte histórica da cidade

Se você é do tipo mais interessado em Arte e Arquitetura, o melhor roteiro possível é ir para a parte antiga da cidade.

Não há a menor necessidade de pegar um tour do navio. A menos que você faça questão de um guia para explicar os aspectos culturais da visita.

O centro é relativamente próximo do porto. Contudo, não recomendo você fazer o percurso a pé, pois apesar de tranquilo, será tempo desperdiçado.

Cerca de 6 quilômetros separam o centro do porto. Um táxi será a melhor opção: barato e rápido. Aliás, os táxis na Espanha costumam ter valor bem razoável.

Uma vez no centro, trate logo de conhecer as duas construções mais emblemáticas: a Catedral de Palma e o Palácio de l’Almudaina. Um fica na frente do outro.

A Catedral de La Seu, com 500 anos de História, é  imperdível para quem gosta de arquitetura gótica e as obras de Gaudí.

O Palácio de l’Almudaina é uma das residências oficiais da família real espanhola, usado em cerimônias e recepções durante o verão.

A estrutura atual é de origem romana e data do século XIV. Entretanto, a edificação já foi uma fortaleza dos mouros no século XIII.

É surpreendente a possibilidade de apreciar, em várias partes da Espanha, a mescla de culturas tão distintas.

E, finalmente, aproveite o restante do tempo livre para andar pelas ruelas do centro antigo, que é bem arrumadinho, cheio de prédios antigos e bem ornamentados.

Se você quiser fazer compras, encontra também a grande loja de departamentos “El Corte Inglés”. Assim como as badaladas Desigual, Louis Vuitton, Hugo Boss, Carolina Herrera, entre outras famosas.

Opções de lazer em família

Palma de Maiorca oferece inúmeras opções de passeios que não envolvem tanto a parte cultural. Também neste quesito, a cidade não desaponta.

Praias urbanas

Uma das praias com mais infraestrutura e lazer é a Playa de Palma. Há opções para curtir um mar de águas calmas e quentinhas: Banana Boat, Jet-skis, Stand Up Paddle.

Há, também, um aquário e um parque aquático na região.

No verão de 2015, eu e minha família paramos em Palma de Maiorca durante um cruzeiro da MSC.

Como já conhecíamos a parte histórica da cidade, fomos matar a saudade da praia.

Para chegar até lá, não optamos por excursões de navio ou transporte público. Pegamos um táxi na saída do porto.

Apesar de a distância não ser tão curta (cerca de 20km), o valor da corrida foi bem razoável.

Existem outras duas praias urbanas de fácil acesso. Entretanto, não recomendo perder tempo precioso de uma parada de cruzeiros para visitá-las.

Uma delas é Cala Mayor, perto de onde me hospedei, certa vez. Possui uma faixa de areia pequena, com muitos pedregulhos e fica em uma área de grande concentração de prédios e casas. Costuma lotar.

A outra é Magaluf, extremamente popular entre jovens adultos. A praia em si, é meio sem graça.

O que costuma atrair a rapaziada é a grande agitação noturna. Para quem está em cruzeiros, é barca furada.

Las Cuevas del Drach

Também conhecida como a Caverna do Dragão, é a única atração de Maiorca que eu sugiro ser visitada com uma excursão.

Em virtude de ela estar situada na porção oriental da ilha, o deslocamento a partir do porto de cruzeiro ficará mais complicado.

Eu visitei a caverna durante minha visita à ilha em 2014 e foi bem interessante. Para quem gosta de geologia, é um passeio imperdível.

A caverna, com cerca de 1.2km de extensão, possui uma série de lagos, incluindo o Martel, o maior lago subterrâneo do mundo.

Importante ressaltar que o passeio não é adequado àqueles com mobilidade reduzida.

Parada de cruzeiro em Palma de Maiorca durante a noite

Alguns cruzeiros param no porto de Palma de Maiorca à noite e zarpam pela manhã. Foi o que aconteceu comigo durante um cruzeiro que fiz em 2016.

Meus filhos (20 e 18 anos, na época) se organizaram para uma noitada na Pacha Club, uma badalada casa noturna, que também tem várias unidades espalhadas pelo mundo.

Compraram as entradas na recepção do navio, pois custavam mais barato do que no local.

Eu, meu marido e um casal de amigos, resolvemos fazer um pub crawling no centro histórico. Fomos meio que de bar em bar, tomando umas cervejas e experimentando mil tapas (pequenas porções de guloseimas locais).

Na ida para o centro, optamos por pegar um táxi. Na volta, como não tínhamos pressa, voltamos caminhando para o navio. A noite estava agradável e a cidade é super segura.

Aliás, uma dica se você for à Pacha: é super tranquilo fazer o trajeto a pé. Meus filhos voltaram para o navio já passava das seis da manhã. Só um pouquinho antes do horário previsto para dizer adeus a um dos portos mais lindos do Mediterrâneo.

Informações práticas sobre o porto de Palma de Maiorca

Endereço do terminal de passageiros:

Cais de Poniente Norte
Estação Marítima
1 Pelaire
Porto PI 07015

Como chegar ao terminal de passageiros?

O Aeroporto de Palma de Maiorca fica a 15 quilômetros do porto. Saindo do aeroporto você encontrará pontos de táxi e linhas de ônibus que fazem o trajeto do aeroporto até o porto.

Não posso opinar sobre o transporte público para o porto. Entretanto, usei ônibus de linha para ir e voltar quando estive hospedada na Playa de Palma e achei o sistema confiável, pontual e seguro. Além de extremamente barato.

Ponto de táxi no terminal de passageiros

Tão logo você saia da parte restrita do porto, há um ponto de táxi extremamente organizado. Assim, os passageiros fazem uma fila única, que anda bem depressa pois a rotatividade dos táxis é grande.

Não é preciso negociar preços, pois há uma tabela indicando as principais localidades e os valores aproximados para cada corrida.

Duas regras inegociáveis na utilização dos táxis: os motoristas recusam-se a levar mais passageiros do que a capacidade que cada carro permite.

Ainda que seja uma família com crianças, não é permitido. Vi um casal com três filhos ter que embarcar em dois carros diferentes a fim de acomodar todo mundo.

Caso você opte por pegar um táxi com malas, terá que pagar um extra por volume. Essa regra também se aplica a outras cidades espanholas.

Sua parada de cruzeiro em Palma de Maiorca

Você já parou em Palma de Maiorca durante um cruzeiro? Como foi sua experiência?

Você pretende parar em Palma de Maiorca durante um cruzeiro? Qual a sua dúvida?

Enfim, compartilhe conosco a sua vivência e deixe este post ainda mais completo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: