O último dia do cruzeiro é sempre intenso: a gente quer aproveitar ao máximo e sair com a sensação de que fez absolutamente T-U-D-O o que estava disponível e, se possível, mais um pouco. Não se iluda: independentemente da hora do desembarque, você receberá uma notificação de que deve desocupar a cabine logo cedo.

Há um motivo para isso: a equipe de camareiros precisa deixar tudo em ordem para a chegada dos novos hóspedes. Isso é uma grande desvantagem para quem desembarca, mas lembre-se: quando você embarcar, fará uso dessa facilidade.  ​

Explico: o início do check-in (para entrar no navio) ocorre algumas horas antes da partida. Se a cabine já está disponível (o que ocorreu comigo 100% das vezes), você já pode ocupá-la.

MSC Poesia

Por isso que uma das dicas que eu dou no meu Guia de Cruzeiros para Marinheiros de Primeira Viagem é que você leve uma bagagem de mão com os itens básicos (para piscina, artigos de toalete etc.), pois assim poderá começar a aproveitar o navio de imediato.

Bom, mas voltando ao triste dia de deixar o navio… Você deve desocupar a cabine logo cedo (às vezes por volta de 7:30 da manhã!), mas isso não quer dizer que a diversão acabou: você pode continuar utilizando os espaços públicos, pode valer-se do seu pacote de bebidas, pode aproveitar tudo o que estiver disponível… e nem precisará se preocupar com sua eventual bagagem de mão: há sempre uma área reservada (e vigiada) para guardá-la até o momento do desembarque.

Quanto às malas grandes, elas são recolhidas na véspera do desembarque (normalmente, após a meia-noite). Então, certifique-se de que você tem consigo os itens básicos para sobreviver até resgatá-las novamente, já no terminal portuário.

Terminal de desembarque do porto de Barcelona

Se você tem um voo programado para um horário muito justo com relação ao desembarque e à chegada ao aeroporto, verifique se não há a possibilidade de um desembarque prioritário ou mesmo de um shuttle do navio para o aeroporto. O ideal é a combinação dos dois (chamado Priority disembarkation with Transfer).
Este serviço é pago, mas garante uma tranquilidade a mais… fora que o valor não ficará tão diferente do oferecido por um táxi ou shuttle de outra empresa. Usei esse recurso em um dos itinerários e valeu muito a pena!

Uma outra possibilidade para um desembarque e retorno tranquilos é comprar um pacote que inclui passagem aérea. Esse arranjo garante uma proteção extra no caso de o navio chegar ao porto de desembarque com atraso. Veja: nem sempre é fácil manter a rota se houver algum contratempo em alto-mar.

Não é algo tão comum, mas já aconteceu comigo: em uma ocasião, o navio tinha a chegada ao porto de Veneza  prevista para às 8:00 da manhã e só chegou às 9:00, o que gerou um pouco de nervosismo. Eu havia reservado o tal do transfer com prioridade de desembarque, mas que só garantiria sair antes do navio… não que eu chegaria a tempo ao aeroporto. No fim, deu tudo certo, mas poderia ter sido diferente…

Assim, o combo cruzeiro + parte aérea é perfeito: se algo acontecer, você ficará tranquilo, pois estará resguardado, uma vez que será responsabilidade da companhia do cruzeiro garantir o seu retorno. Nada de taxas adicionais para uma eventual troca de voo ou mesmo o desgaste de ter que resolver o problema, que será inteiramente deles.

Também já me utilizei desse recurso e aprovei. Além de ter garantidas mais horas de utilização da cabine: enquanto os demais passageiros precisaram desocupá-las às 8:30, quem iria em voo fornecido pelo pacote, foi presenteado com mais 2 horas para dormir ou mesmo para aproveitar um pouco mais da facilidade de ter uso da cabine garantido.

Esses pequenos detalhes podem fazer uma enorme diferença no término do cruzeiro e eles não vêm descritos no website das companhias ou nos folhetos entregues no navio. São informações que fui compilando ao longo das viagens que fiz.

Você vai perceber que o dia do desembarque é estressante para todos: passageiros e funcionários, que nesse dia estarão ocupados demais para atender às solicitações especiais ou mesmo para esclarecer pequenas duvidas.

O que você puder resolver (ou souber) com antecedência, melhor, pois é muito frustrante terminar uma viagem maravilhosa sentindo-se irritado por conta da muvuca do último dia…

Categorias: Dicas práticas

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *