Sem Comentários

Ontem foi a abertura do Mercado de Natal em Leiden. Como eu havia estado no mercado de Natal de Colônia no fim de semana passado, e ontem no de Dordrecht, fui conferir como está o de Leiden esse ano.

Comparado com os dois anteriores, é um mercado bem pequeno. São ao todo 70 chalezinhos concentrados em um mesmo lugar, o Nieuwe Rijn. Agora, o que ele perde em tamanho, ganha em charme, pois os chalés são todos de madeira, montados em uma estrutura temporária bem no meio do canal. Além disso, conta com uma rinque de patinação ao lado, o que facilita a vida de quem vai com crianças.

Como chegar?

Como o mercado de Natal fica bem no centro histórico, o mais fácil para quem não mora na cidade é ir de trem. A estação central fica a cerca de 1km do evento. Como referência de localização, Leiden fica próxima à Amsterdã (cerca de 30 minutos de trem) e de Haia (dependendo do trem, de 11 a 18 minutos). E é uma cidade menor, mais aconchegante, interessante de conhecer.

O que há para fazer por lá?

Comer e beber… e também, beber e comer! Ah, também dá pra patinar no gelo… Brincadeira: tem umas coisinhas até que bem bonitinhas por lá. Itens mais artesanais do que os oferecidos em Dordrecht. Achei a oferta de produtos natalinos até que bem variada. Mas, honestamente, para mim o maior atrativo é sempre a atmosfera. Não sou muito de comprar.

Gosto de ir aos mercados para ver as pessoas e sentir a vibração do lugar. Nesse quesito, gostei do de Leiden. Eu já havia estado no ano passado mas, por algum motivo, esse ano gostei mais. Talvez porque o mau tempo espantou um pouco as pessoas e não estava tão lotado. Pode ter sido sorte, não sei.

Quando visitar?

Esse Mercado de Natal não é tão curtinho comparado com o de Dordrecht – que termina manhã! O último dia é 20 de dezembro. Atenção, porém, aos horários: ele funciona todos os dias de 12:00 às 21:00, mas no último dia, funcionará apenas até às 18:00.

O que visitar além do mercado de Natal?

Além do mercado de Natal, há dois museus bem interessantes no centro: o Rijksmuseum van Oudheden (que fica a 450 metros dali) e o Museum Volkendunde (no meio do caminho para o mercado – a cerca de 300 metros da estação central). Ambos aceitam o museumkaart. O primeiro é um museu de antiguidades, extremamente bem cuidado e diversificado. O segundo, é um museu etnológico, que também merece uma visita.

Além disso, a caminho do mercado de Natal, você passará por um moinho que é um charme só! Isso sem contar a Haarlemmerstraat, uma rua recheada de lojas conhecidas que fica, também, no meio do caminho… o difícil vai ser não se “perder”…

E se você estiver longe de Leiden ou não estiver disponível neste fim de semana, não tem problema. Continuarei com a minha busca por mercados natalinos na Holanda, sempre dividindo com você o que encontrar… Fim de semana que vem tem mais!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *