Sem Comentários
No final de semana passado, participei em Berlim do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros. Foi a terceira edição do evento e minha primeira participação. A ideia do evento, colocada em prática pela primeira vez em Barcelona há dois anos, tinha por objetivo reunir blogueiros de viagem, para que todos pudessem compartilhar suas experiências e ter a oportunidade de não só conviver com os colegas, mas de ter a chance de aprender mais sobre uma atividade tão desafiadora e deliciosa: escrever sobre Turismo e viagens.

A primeira edição contou com a participação modesta de 18 blogueiros. Ganhou mais adeptos no ano passado, quando 43 blogueiros compareceram à edição da cidade do Porto e este ano fomos ao todo 60 blogueiros de diversos países e cidades europeias, todos com o propósito de dividir experiências e de somar forças e conhecimento.

A preparação

Quando eu soube do evento, meses atrás, através do colega blogueiro que tanto admiro, Daniel Duclos (Ducs Amsterdam), confesso: tive um misto de empolgação e medo. Primeiro, pensei “gente, ele lembrou de mim!!!” e fiquei muito lisonjeada. Depois, fui ver quem eram os outros blogueiros participantes e gelei: “como tem gente grande”… e fiquei com uma insegurança danada de aparecer por lá, com meus números, que em comparação eu achava um tanto “mixurucas”… mas enfim, armei-me de coragem e, com grande expectativa, me inscrevi.

Passei meses ansiosa, tentando conhecer cada um dos colegas que iria estar por lá, acompanhando o trabalho, procurando sempre melhorar a qualidade dos meus posts e aprimorar a técnica de colocar um blog no ar. Durante todo esse tempo, o pensamento que sempre vinha à minha mente era de que um blogueiro não precisa, necessariamente, trabalhar isolado.

É certo que as horas passadas na frente de um computador, aquém da vida lá fora, acaba por nos isolar. Porém, é preciso interagir. É totalmente viável trabalhar com ajuda mútua, mesmo que blogueiros escrevam sobre cidades, temáticas e foco completamente diversos.

A atitude do Daniel, ao incentivar uma colega blogueira do mesmo país (e que volta e meia escreve posts sobre a cidade que é sua base) endossou a minha convicção de que uma das ferramentas para crescer é, também, auxiliar no crescimento dos outros. A certeza de que o trabalho desenvolvido tem qualidade, pressupõe o diálogo de diversos autores sobre o mesmo tema e isto, para mim, é a plataforma de aprimoramento para todos.

É possível criar uma camaradagem e uma parceria ainda que vários blogueiros escrevam sobre a mesma cidade ou o mesmo país, pois o enfoque sempre será diferente. Cada um terá a sua ótica, a sua opinião, a sua bagagem a acrescentar. Não tenho dúvidas de que o grande mérito de um evento como este é justamente a possibilidade aproximar pessoas que tratam do mesmo assunto promovendo a ajuda mútua e a socialização.​

Encontro Europeu de blogueiros Brasileiros

O EEBB em Berlim foi resultado de um trabalho esmerado dos anfitriões Nicole Plauto e Pacelli Luckwu (Agenda Berlim) e de Cláudia Boemmels (Brasileiros Mundo Afora), que não pouparam esforços para conseguir parcerias e infraestrutura para que o evento fosse um sucesso.

A programação baseou-se em três temáticas que, naturalmente, mesclaram-se o tempo todo: entrosamento, aprendizado e turismo.

Os participantes tinham a flexibilidade de chegar à cidade e partir de acordo com as suas possibilidades, porém com o compromisso de passar o sábado e o domingo em meio às atividades.

 A sexta-feira do “quebra-gelo”

Quem chegou na sexta-feira, como foi o meu caso, já teve a chance de se entrosar com os outros blogueiros. Para mim, todos eram novidade (pelo menos em carne e osso!), mas para quem já havia participado dos eventos anteriores, foi um grande reencontro. Isso sem contar os que já são amigos de longa data, pois vivem na mesma cidade ou país, aí a festa foi geral, mesmo…
A programação começou à tarde quando Nicole e Pacelli nos levaram para conhecer o bairro de Kreusberg, o mais populoso de Berlim. Visitamos a feira turca, na Maybachufer, onde pudemos provar alguns quitutes e a Paula Augot (No Mundo da Paula), que ama a Turquia, nos incentivou a tomar o café tradicional turco.​
Ela nos deu uma aula de como degustá-lo e foi interessante tomá-lo do jeito certo… Eu já havia tomado a versão grega e depois da explicação que ela deu, vi o que havia feito de errado da primeira vez…
O café não é coado e se você não esperar decantar, vai encher a boca de pó… que foi o que, naturalmente, eu fiz há alguns anos, quando resolvi tomar um em Atenas. Desavisada, fui com muita sede ao pote… quer dizer, ao cup! Ali, na feira mesmo, já comecei a me entrosar com a mulherada do grupo! E a provar as gostosuras!

Depois, percorremos as ruas do bairro, conferindo os prédios antigos com sua linda arquitetura, ouvindo as explicações nota mil da nossa anfitriã, que sabe tudo de Berlim! Amamos!

Acabado o passeio, rumamos ao The Circus Hostel, um dos parceiros do encontro, pois teríamos a chance de degustar exclusivamente a cerveja que eles mesmo produzem em sua micro cervejaria. Eles  abriram o bar uma hora antes do horário normal de funcionamento para que pudéssemos confraternizar à vontade e ainda nos forneceram vouchers para as bebidas. Foi uma noite deliciosa!

Na companhia dos anfitriões Pacelli e Nicole

Interessante saber que eles foram o primeiro albergue de Berlim, começaram com pouquíssimos quartos e que hoje contam com mais de 150 acomodações.

Muitos dos blogueiros se hospedaram por lá e, com certeza, devem ter ficado bem satisfeitos a julgar pela qualidade do bar e do atendimento atencioso das funcionárias. Sem contar que a cerveja estava uma delícia! Vale a pena conferir! Eu fiquei hospedada no hotel Scandic Berlin Postdamer Platz, do qual falarei com mais detalhes em um post específico.

O sábado de grande aprendizado

O sábado foi marcado pelas palestras propriamente ditas, que ocorreram nas dependências do prédio da Microsoft Berlin, empresa que forneceu total apoio para que o evento acontecesse com sucesso, cedendo não só o espaço, como também os funcionários e a infraestrutura de iluminação e som, bem como os deliciosos lanchinhos dos coffee breaks.

A programação intensa começou às 10:00 da manhã, com a apresentação de Daniel Duclos, que abordou a profissionalização de um blog. Em sua brilhante narrativa, ele compartilhou sua experiência pessoal no processo de transformar um blog em uma empresa de sucesso.

Créditos da foto: Brasileiros Mundo Afora

De todos os fundamentos e dicas valiosas que ele nos ofereceu, a que mais me marcou foi a de que o blog deve ser visto pelo seu criador como uma empresa desde o dia UM. Minha interpretação: se você não enxergar o seu blog como um negócio viável e passível de rentabilidade, e não tiver seriedade no que faz desde o início, você nunca receberá a credibilidade que tanto deseja.

E aqui vai minha opinião pessoal: é preciso que você imprima um caráter profissional no que faz e que dissipe a visão (de alguns, é claro) de que você só vive se divertindo. Obviamente que viajar e passear para escrever posts é divertido, mas há um trabalho sério e apurado por trás disso tudo. Afinal, como dar dicas valiosas se você não estiver ligado em tudo o tempo todo?!

O segundo palestrante do dia, Erick Weicker (Euro Dicas), tratou de uma ferramenta que é a pedra no sapato de tudo quanto é blogueiro, a misteriosa SEO (Search Engine Optimization). Ouvir suas dicas de como elaborar posts que tenham mais expressividade nos processos de busca do Google me fizeram ter vontade de voar pra casa e arrumar todos os meus todos posts o mais rápido possível!!

​E saber que parte das coisas que eu não entendo sobre a ferramenta são pura “mágica de unicórnio” (traduzindo: requintes muito técnicos que exigiriam interferência profissional!) me deram um alívio incrível…

Eu, que sempre me achei uma topeira tecnológica sem solução, depois do tom bem-humorado com que ele desmistificou uma série de detalhes técnicos, vi que há uma luz no fim do túnel! (Yupiii!!!) Lógico que  a pauta do almoço para muitos blogueiros foi a nova técnica de amestrar os unicórnios… hahaha!

O casal Priscila Roque e Rafael Boro, jornalistas radicados em Lisboa (de onde escrevem o blog Cultuga), abordou a processo de elaboração de um post, fornecendo dicas de como produzir um texto seguindo alguns fundamentos técnicos do jornalismo.

Créditos da foto: Felipe Minnicelli

Gostei muito da maneira com que eles abordaram a produção de um post, começando com a escolha de um tema, a forma como o mesmo será escrito (tendo em mente a imagem que o blogueiro quer passar e o público que deseja atingir) até a formatação do conteúdo propriamente dito e a sua revisão, considerando não só a estética, mas a veracidade e a precisão das informações.

Achei fantástico eles estabelecerem essas conexões, tratado um assunto denso de maneira tão informativa, direta mas, ao mesmo tempo, leve e informal, como se estivéssemos num  grande bate-papo!

​E achei o máximo conviver com eles nos passeios e no jantar do sábado. São dois queridos que espero rever em breve em Lisboa!!!

 Get Your Guide

Tivemos ainda uma breve participação de dois dos patrocinadores do evento: a Visit Berlin apresentou-se através de dois representantes que comprovaram, através de estatísticas, como a cidade vem crescendo ao longo dos últimos anos como um destino turístico.

A capital alemã figura, atualmente, como o terceira cidade mais visitada da Europa, perdendo apenas para Paris e Londres. E a julgar pela simpatia de um deles, que esforçou-se para falar algumas frases em Português conosco, em breve pode ser que Berlim esteja no topo da lista!
A empresa GetYourGuide também participou da série de atividades do dia, apresentando sua proposta de parceria para venda de ingressos para as principais atrações de dezenas de destinos espalhados por todo o mundo.

As blogueiras Juliana Guimarães (Eu Ando Pelo Mundo) e Rita Branco (O Porto Encanta) discorreram sobre seus projetos realizados com apoio de parcerias. A primeira relatou a possibilidade de fazer turismo de verão na Suíça, normalmente famosa por ser um destino de inverno.

A segunda  contou sua experiência percorrendo o caminho de Santiago de Compostela a partir da cidade do Porto. Ambas focaram na possibilidade de obter boas parcerias através de um projeto consistente e viável. Eu fiquei tão motivada com a palestra que, dias depois, tomei coragem e pedi pela primeira vez (e obtive!) uma parceria em Roma.

Créditos da foto: Felipe Minnicelli

Para encerrar o encontro, cinco blogueiras participaram de uma roda de discussão, onde diferentes mídias sociais foram analisadas, com foco nos prós e contras de cada uma. Isabela Discacciati (Italia Per Amore), Camilian Pereira (Destino Munique), Letícia Dietheim (Viva Viena), Suzana Paquete (That Good Trip) e Gisele Almeida (Viajar Pela Europa) comentaram as vantagens e desvantagens das mídias sociais nos quais são feras, respectivamente: Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e Youtube. Tudo isso sob a moderação de Rode Veiga (Entre Duas Culturas).

Créditos da foto: Felipe Minnicelli

Pena que o tempo foi curto para tanto aprendizado e informação… Cada uma defendeu sua mídia “queridinha” com tanto entusiasmo que me deu vontade de apostar mais nas que eu ainda não tenho tanta familiaridade…

​A discussão foi aberta ao restante dos blogueiros, que puderam participar através de perguntas relevantes sobre as mídias em questão. Se o evento não tivesse hora pra acabar, teríamos virado a noite ali mesmo…

Foi um dia inteiro de aprendizado, mas nem sentimos o tempo passar, de tanta informação valiosa que recebemos. Como eu gostaria que um encontro desses acontecesse uma vez por mês! Mas não dá, né?!

​E depois de um dia inteiro de “aula”, todo mundo merecia ser mimado um pouquinho e tivemos nossa super dose de mimos, cortesia do nosso parceiro Scandic Berlin Postdamer Platz, que nos ofereceu um jantar delicioso em uma área do hotel reservada só pra nós! A noite foi super animada e o sorteio dos presentinhos levados pelos blogueiros agitou ainda mais a festa.

Créditos da foto: Felipe Minnicelli

Domingo com clima de despedida…

Nosso último compromisso coletivo foi uma visita ao Panorama Punkt, cortesia do local em conjunto com o hotel Scandic Berlin Postdamer Platz. Todos nós ganhamos acesso ao andar mais alto do edifício de 24 andares, que tem o elevador mais rápido da Europa e de onde se tem uma vista privilegiada da linda capital alemã.

Num clima de muito entrosamento, risadas e cliques, alguns dos blogueiros já aproveitaram a chance para se despedir da cidade e dos bons amigos que fizeram ou reencontraram.

Os que puderam dar uma esticadinha a mais na cidade (meu caso) tiveram uma baita aula de História sob o comando e expertise dos nossos anfitriões Nicole e Pacelli, que nos levaram para conhecer a Berlim do século XX, os impactos e as influências da História alemã para a Humanidade. Eu adoraria poder me dividir e estar em dois lugares ao mesmo tempo, mas tive que optar por um dos tours…

Memorial do Holocausto

Apesar do frio, meu grupo manteve a disposição e o interesse, ouvindo atentamente as explicações de Pacelli, que sabe tudo da História dos tempos sombrios da cidade. Show de passeio, com duração de 4 horas, que nem a friaca conseguiu atrapalhar!

Pacelli: o cara que sabe TUDO da História da Berlim dos tempos sombrios… Fera!!!

Segunda-feira e minha hora de dizer “adeus” a Berlim…

Os organizadores do evento foram incansáveis no intuito de conseguir parcerias e opções de passeios e turismo para todos os blogueiros. Infelizmente, não consegui aproveitar as atividades oferecidas para o último dia, pois tinha que ir para o aeroporto, mas os blogueiros que conseguiram esticar ainda mais na cidade se divertiram visitando a loja Noir Berlin e dando uma voltinha no Trabi, o tradicional carro produzido na extinta Alemanha Oriental. Infelizmente, não terei post sobre o tema, mas você pode ler os relatos dos outros blogueiros…

O legado do III EEBB

Este final de semana prolongado foi extremamente intenso, não só pela quantidade de informações, eventos e passeios guiados, mas pela possibilidade de poder interagir, trocar experiências e conhecer pessoalmente outros blogueiros, vivências e projetos.

A turma “holandesa” do evento com a nossa querida anfitriã Claudia Boemmels: Ana Paula (Ana de Amsterdam) e Daniel Duclos (Ducs Amsterdam) e euzinha… hehehe!

Lógico que foi uma grande oportunidade de conhecer pessoas, encontrar aqueles cujo trabalho eu já admirava, ter a chance de conhecer outros tantos e eu voltei para casa com uma imensa bagagem.

Porém, o que mais me marcou foi a generosidade das pessoas que, já tendo percorrido o “caminho das pedras”, dedicaram seu tempo e sua energia para sugerir, orientar e, acima de tudo, inspirar.

 Agradecimentos

Quero agradecer publicamente aos organizadores Nicole, Pacelli e Cláudia pelo cuidado com cada mínimo detalhe e com cada um de nós.

​Tenho certeza de que todos se sentiram acolhidos e abraçados pelos nossos anfitriões. Foi tudo perfeito!

Um evento como este só é possível quando grandes empresas acreditam que o nosso trabalho é sério e comprometido, então eu não poderia deixar de agradecer, também, aos patrocinadores que não pouparam esforços para que nossa permanência em Berlim fosse a mais agradável possível.

Meus sinceros agradecimentos ao VisitBerlin que, não só concedeu nossos Welcome Cards, garantindo transporte gratuito e descontos nas atrações, como abriu as portas para que outros parceiros abraçassem a ideia do nosso evento.

Minha estadia foi extremamente confortável, graças à parceria firmada com o hotel Scandic Berlin Postdamer Platz, cujo padrão de qualidade eu já conhecia, mas que uma vez mais mostrou-se ser uma escolha acertada.

O dia dedicado às palestras aconteceu nas instalações da Microsoft Berlin, que nos forneceu toda a estrutura técnica necessária, além de deliciosos lanchinhos nos nossos coffee breaks. O almoço desse dia foi patrocinado pela empresa GetYourGuide e estava impecável.

Bem, fotos são um item indispensável na vida de qualquer blogueiro e neste final de semana tivemos a companhia incansável do fotógrafo Felipe Minnicelli, que eternizou nossos bons momentos através dos cliques de sua câmera (que trabalhou sem parar, by the way!). As fotos ficaram incríveis! Muitas delas complementaram os posts de vários blogueiros, incluindo o meu. Diz ele que tem uma foto minha atracada num sandubão… tomara que não! Hahaha…

O sucesso deste evento (assim como o número de participantes) vem crescendo a cada ano e 2017 já tem destino e anfitriãs definidos: será em Paris, sob o alegre comando de Martinha Andersen (Viajoteca) e Renata Inforzato (Direto de Paris). Com certeza, será um evento iluminado!

Sei que o post ficou gigante, mas tentei fazer um resumão contando um pouco do evento. Os detalhes de cada parte deste fim de semana inesquecível, poderão ser conferidos nos posts do Turista Fulltime e de tantos outros blogs dos colegas participantes.  Confira a lista com todos os blogs que fizeram deste evento um grande sucesso:​

Créditos da foto: Felipe Minnicelli

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

< ?php include_once("analyticstracking.php") ?>