23 Comentários

O dia 27 de abril é especial em toda a Holanda, pois é nesta data que se comemora o Dia do Rei. Porém, o ano de 2017 promete um encanto a mais nesta grande festa: Willem-Alexander fará 50 anos e para festejar a data, pensou numa celebração pra lá de especial e que, certamente, será um evento inesquecível na vida de 150 súditos…

Todos os anos é a mesma coisa: o final de abril é marcado por uma grande celebração laranja! As ruas ficam festivas, coloridas, alegres, recheadas de pessoas com um objetivo comum: festejar. A animada festa é em homenagem à família real holandesa, mas são os súditos (fiéis ou não) e turistas do mundo todo que se juntam numa grande e divertida confraternização!

Aliás, celebrar o aniversário do rei não é nenhum problema já que os holandeses têm uma relação bastante harmoniosa com a família real, que é vista com muita admiração e respeito pelo povo. Isto se deve, principalmente, pela maneira com que os monarcas se comportam, sem grandes ostentações e com muito bom senso… ah, mas isso é assunto pra outro post!

E como os holandeses festejam o Dia do Rei?

Bem, normalmente as comemorações começam na véspera do Dia do Rei. Em muitas cidades, há um clima de grande festa: ruas são enfeitadas e bares ficam abertos até bem tarde. Cidades grandes como Amsterdã, Roterdã e Haia já começam a mostrar sinais de festa na noite anterior, mas é no dia seguinte que a animação se instala mesmo!

Claro que o grande epicentro da festa é mesmo Amsterdã, com a maior festa a céu aberta do país. Na minha humilde opinião, a capital é O LUGAR para estar nesse dia! A animação das pessoas é contagiante! Além disso, o grande “desfile” de barcos torna a data ainda mais icônica! Quer coisa mais charmosa do que festejar navegando pelos lindos canais de Amsterdã?

No ano de 2015, eu resolvi conferir como era a festa por lá. Estava meio receosa porque sabia que muita gente teria a mesma ideia. Ainda bem que eu fui: achei tudo extremamente organizado e sem o menor sinal de tumulto ou confusão, apesar de a cidade estar lotada! Tudo transcorreu na mais absoluta paz: até mesmo os deslocamentos.

Dia nacional do Vrijmarkt

E não é só comemoração que acontece nesse dia. O Dia do Rei também é uma oportunidade para o livre comércio (vrijmarkt). A data é a chance oficial da “desova de cacarecos” e muita gente aproveita pra vender de tudo um pouco!

O comércio de ambulantes é proibido em toda a Holanda, mas no Dia do Rei todo mundo está liberado para ir para algumas regiões da cidade e vender aquilo que estava só ocupando espaço dentro de casa, vender bolos, refrigerantes ou até mesmo vender diversão.

Pra você ter uma ideia, a cena mais surreal que eu vi numa edição do Dia do Rei foi no Vondelpark: um grupo de amigos (por farra ou simplesmente por falta de uma ideia melhor!) resolveu se paramentar de macacão laranja, óculos de mergulho e adivinha: virar alvo para ovos, que podiam ser arremessados pelo preço módico de setenta e cinco centavos de euro!

O cheiro era aquela coisa, mas eles nem pareciam se importar! E devem ter feito uma boa grana, a contar pela quantidade de praticantes de ovo ao alvo…coisas de plebeu! Hahaha… Já a comemoração da realeza, é outra história…

E a família real, como comemora?

Todos os anos, o rei Willem-Alexander e a Rainha Máxima visitam uma cidade holandesa acompanhados de outros membros da família real. São recebidos com toda a pompa e circunstância e participam de um cortejo frente a uma multidão. Toda a cerimônia é transmitida ao vivo pela televisão. Conheço muita gente que fica grudada na telinha nesse dia. Até mesmo alguns holandeses “de coração”. Nunca tive a chance de ter alguma cidade em que morei visitada, mas deve ser um acontecimento bem marcante.

Mas afinal, o que terá de tão especial na comemoração de 2017?

Bem, o rei completará 50 anos. Uma data dessas não poderia passar em branco, de modo que a comemoração será pra lá de especial! Tudo começou com uma postagem no Facebook, convidando todos os súditos que se encaixassem em certos critérios para participar de um sorteio.

As regras eram bem claras: qualquer pessoa residente na Holanda, com mais de 20 anos, nascida no mesmo dia do rei e que estivesse completando um aniversário jubiloso (alguma idade divisível por 5) poderia tentar a sorte. Depois disso, um sorteio pela loteria seria realizado para definir quem seria contemplado com um presente especial.

Beleza: resultados divulgados, 150 sortudos (sendo 50 deles nascidos no mesmo dia e ano do rei) poderão desfrutar de um banquete com o rei Willem-Alexander e a rainha Máxima no palácio real em Amsterdã. Fala se não é “O” evento???

Bem, mas o grande jantar será somente no dia 28 de abril, para que cada convidado tenha a chance de comemorar seu aniversário com a própria família. E se você arranha um Holandês, pode até dar uma espiada no manual de conduta para a ocasião, que se encontra no site oficial do evento.

E se você não estiver entre os 150 sortudos?

Tá, mas se você não nasceu no mesmo dia que o rei ou não foi teve a chance de participar do sorteio, também não tem motivo para ficar de baixo astral! Se você estiver passando pela Dam (a linda praça onde se encontra o palácio real e que também é palco do Dia Nacional da Tulipa!) aproveita e já faz uma visita. Para comemorar o aniversário do rei, o palácio ficará aberto por 50 horas consecutivas. É só comprar o ticket!

Além disso, moedas de 50 centavos com estampa do rei poderão ser encomendadas! Artigo de colecionador: a coisa mais linda! De um lado, o número 50 em laranja e do outro, o rosto do rei. Imagina se não garanti a minha! Bom, a essa altura você já sentiu que eu tenho um pouquinho de “oranjegekte”, né? Tipo, uma fissura por coisas da realeza!

oranje=laranja gekte=loucura

Bem, acredito que a essa hora você já entrou no clima da festa e pôs na sua wish list uma passagem pela Holanda justamente nesse dia! Eu estou completamente arrasada porque estou há muitos múltiplos de 50 quilômetros de distância de lá! Tenho uma esperança, porém: meu marido completa 50 anos em fevereiro do ano que vem. Será que eu também terei a chance de participar de um banquete em um palácio?!

Blogagem Coletiva

Este post faz parte da Blogagem Coletiva (#viajarecelebrar) em que vários blogueiros de viagem se reuniram para contar sobre uma data comemorativa celebrada em algum lugar especial.

Confira também as experiências vividas pelos colegas blogueiros em diferentes destinos:

23 thoughts on “Dia do Rei 2017: o ano do jubileu”

  1. Muito interessante essa comemoração ! Que bacana que a família real tem essa postura e portanto esse carinho do povo. A i´deia da comemoração do niver do rei foi ótima. beijos

    1. Querida Lilian, você iria amar passar uma temporada na Holanda! A Família Real é muito querida pelo povo. O Dia do Rei é apenas mais uma data para demonstrar esse relacionamento tão harmonioso. Grande beijo!

    1. Oi, Tássia! Que legal que você gostou do post e ficou com vontade de participar da grande festa! A venda de cacarecos é show. Você encontra de tudo e bem baratinho. A camiseta laranja que eu usei no dia comprei, logo cedo lá no Vondelpark, por 5 euros… hahaha! Beijão!

  2. Ahhh, Regina, que saudades este post me deu de Amsterdam, dos dias que passei na terra do rei de cor laranja, rsrs. Fiquei hospedada justamente na Dam Square, que lugar excitante, com o Palácio Real tão majestoso bem em frente ao nosso hotel. Amei o post, gostaria muito de estar lá, mas infelizmente não será possível. Quem sabe em uma outra ocasião? Beijos

    1. Oi, Gisele! Muito obrigada pela leitura e por compartilhar conosco um pouco da sua estadia em Amsterdã. Nossa, você ficou na cara da ação! Que legal! Uma passagem pela Holanda é inesquecível e tenho certeza de que sua experiência foi completa. Tomara que você possa voltar para conferir esta linda festa. Beijão!

  3. Que legal! adorei saber sobre essa festa! Uma pena que não estarei lá pra participar do ano do jubileu!
    Quero muito retornar à Holanda um dia! Minha passagem até hoje se resume a 3 dias passados em Amsterdã… Mas já vi que quero conhecer muito mais!

  4. carnaval dos Dutch. recomendo fazer pelo menos uma vez na vida. é que nem ir a ibiza, são patrício na irlanda, etc: muito bom nas primeiras vezes, mas chega um ponto em que enjoa, hahaha

  5. Nossa, que legal! Imagina se sentir fazendo parte da corte por uma noite? Que fantástico!
    Deve ser uma festa bem interessante de participar. Curti a ideia de visitar a Holanda nesse período… rs
    Abraços, Cris

    1. Oi, Cris! Muito obrigada pela leitura e pelo seu comentário. Que legal que você gostou! Eu achei a ideia fantástica. Imagina? Eu queria muito participar de um banquete desses. Acho que nem conseguiria comer de tanta emoção… rsrs! Se tiver a chance, vá à Holanda nessa época. É show! Grande beijo!

    1. Oi, Aline! Tomara mesmo que vocês estejam por lá nesta data. A Holanda é linda, vale a visita em qualquer época do ano… mas no Dia do Rei, a festa é inesquecível. Beijão!

    1. Oi, Adriana! Que delícia! Com uma turma grande assim, a farra vai ser muito maior. Que sortuda! Pena eu não estar por lá pra me unir a vocês. Curta muito, registre tudo! Vou adorar ler suas impressões e experiências! Grande beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *