Moinhos podem ser vistos por toda a Holanda, às vezes da estrada, às vezes no meio de uma pacata (ou de uma grande) cidade, isolados ou aos montes. O fato é, que onde quer que eles se encontrem, roubam a cena. Até no Keukenhof, que é um show por si só, o moinho tem um lugar de destaque!…

Bem, este final de semana promete deixar a presença desses ilustres cartões-postais holandeses ainda mais sob os holofotes. Um evento muito legal para visitantes e moradores, que acontece simultaneamente em várias regiões do país: é o Nationale Molendag, (Dia Nacional dos Moinhos).

Essa inciativa, que foi lançada em 1923 pela Associação Holandesa de Moinhos, tinha o objetivo de preservar os moinhos existentes no país. De lá pra cá, o evento vem crescendo cada vez mais e recebe, anualmente, cerca de 100 mil visitantes só neste dia.

O que ocorre de diferente neste dia?

Quase todos os moinhos serão colocados em funcionamento por conta da data e cerca de 950 deles estarão abertos à visitação. Além disso, haverá muitas atividades paralelas, como passeios de bicicleta com rota específica para passar pelos moinhos, programação para crianças nos locais próximos, feiras temáticas e até festas…

Mas, atenção: dependendo das condições climáticas, pode haver mudança na programação e o Dia Nacional do Moinho pode, então, ser celebrado no sábado ou no domingo… ou nos dois dias, se o tempo ajudar! Assim, o ideal é checar o website do evento (mas só tem opção em Holandês), para conferir em tempo real o que está acontecendo e onde. Daí é só programar um passeio que não acontece todo dia. Pelo menos, não com tanta programação envolvida…

Você pode, também, pesquisar quais moinhos estão mais próximos de você com o Mill Locator (Localizador de Moinhos). Há, ainda, o aplicativo Molenapp (molen = moinho) com muitas dicas sobre localizações e as atividades… ou seja, por falta de informação, ninguém deixará de aproveitar este evento típico da Terra dos Tamancos.

Em Leiden também tem o moinho De Valk, que virou museu e que pode ser visitado em qualquer dia do ano (grátis com o Museumkaart), então, se você perder a chance de ir neste fim de semana, pode fazer a visita depois… já entrei: é uma graça, mobiliado e tudo!

De Valk (foto: Regina Oki)

Brouwerij ‘t IJ – Amsterdã (foto: Regina Oki)

Se você estiver passeando por Amsterdã, pode até fazer um combo Cerveja + Cultura… é que a Brouwerij ‘t IJ é o lugar perfeito na cidade para não deixar a data passar em branco… tá, pode parecer desculpa de bebum, mas que o lugar é maneiro, isso é…

Bem, estes são apenas dois exemplos, de moinhos próximos a mim e que visitei recentemente… há muito mais. No site Allemolens.nl, você vai encontrar TODOS os que existem na Holanda… não é só o nome, não… está tudo lá.

Kinderdijk (foto: Regina Oki)

Enfim, espero que seja um fim de semana bem agradável para todos… se continuar ventando como hoje, as pás dos moinhos vão girar com força total!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *