Moinhos podem ser vistos por toda a Holanda, às vezes da estrada, às vezes no meio de uma pacata (ou de uma grande) cidade, isolados ou aos montes. O fato é, que onde quer que eles se encontrem, roubam a cena. Até no Keukenhof, que é um show por si só, o moinho tem um lugar de destaque!…

Bem, este final de semana promete deixar a presença desses ilustres cartões-postais holandeses ainda mais sob os holofotes. Um evento muito legal para visitantes e moradores, que acontece simultaneamente em várias regiões do país: é o Nationale Molendag, (Dia Nacional dos Moinhos).

Essa inciativa, que foi lançada em 1923 pela Associação Holandesa de Moinhos, tinha o objetivo de preservar os moinhos existentes no país. De lá pra cá, o evento vem crescendo cada vez mais e recebe, anualmente, cerca de 100 mil visitantes só neste dia.

O que ocorre de diferente neste dia?

Quase todos os moinhos serão colocados em funcionamento por conta da data e cerca de 950 deles estarão abertos à visitação. Além disso, haverá muitas atividades paralelas, como passeios de bicicleta com rota específica para passar pelos moinhos, programação para crianças nos locais próximos, feiras temáticas e até festas…

Mas, atenção: dependendo das condições climáticas, pode haver mudança na programação e o Dia Nacional do Moinho pode, então, ser celebrado no sábado ou no domingo… ou nos dois dias, se o tempo ajudar! Assim, o ideal é checar o website do evento (mas só tem opção em Holandês), para conferir em tempo real o que está acontecendo e onde. Daí é só programar um passeio que não acontece todo dia. Pelo menos, não com tanta programação envolvida…

Você pode, também, pesquisar quais moinhos estão mais próximos de você com o Mill Locator (Localizador de Moinhos). Há, ainda, o aplicativo Molenapp (molen = moinho) com muitas dicas sobre localizações e as atividades… ou seja, por falta de informação, ninguém deixará de aproveitar este evento típico da Terra dos Tamancos.

Em Leiden também tem o moinho De Valk, que virou museu e que pode ser visitado em qualquer dia do ano (grátis com o Museumkaart), então, se você perder a chance de ir neste fim de semana, pode fazer a visita depois… já entrei: é uma graça, mobiliado e tudo!

De Valk (foto: Regina Oki)

Brouwerij ‘t IJ – Amsterdã (foto: Regina Oki)

Se você estiver passeando por Amsterdã, pode até fazer um combo Cerveja + Cultura… é que a Brouwerij ‘t IJ é o lugar perfeito na cidade para não deixar a data passar em branco… tá, pode parecer desculpa de bebum, mas que o lugar é maneiro, isso é…

Bem, estes são apenas dois exemplos, de moinhos próximos a mim e que visitei recentemente… há muito mais. No site Allemolens.nl, você vai encontrar TODOS os que existem na Holanda… não é só o nome, não… está tudo lá.

Kinderdijk (foto: Regina Oki)

Enfim, espero que seja um fim de semana bem agradável para todos… se continuar ventando como hoje, as pás dos moinhos vão girar com força total!

A acomodação perfeita para a sua viagem, você encontra aqui:

Compre seus ingressos em Português e sem complicação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: