Todos os anos, no segundo final de semana de maio, acontece o Nationale Molendag (Dia nacional do Moinho). A edição de 2016 vai acontecer neste final de semana e promete deixar a presença desses ilustres cartões-postais holandeses ainda mais movimentados. É um evento bem legal, tanto para visitantes quanto para moradores, e acontece simultaneamente em várias regiões do país.

Essa inciativa, que foi lançada em 1923 pela Associação Holandesa de Moinhos, tem como objetivo preservar os moinhos existentes no país. O evento cresce cada vez mais e recebe , anualmente, cerca de 100 mil visitantes só neste dia.

O que ocorre de diferente neste dia?

Além de quase todos eles girarem por conta da data, muitos deles estarão abertos à visitação. Independentemente da região onde você esteja, é possível que haja algum bem pertinho de você. Afinal, segundo dados da associação, são 1.050 moinhos de vento e 150 de água em toda a Holanda.

Para saber como visitá-los, há dois jeitos: o primeiro é consultar o site oficial (infelizmente, oferece pouca informação em Inglês). O segundo jeito é passar em frente a um deles e ver se há uma bandeira azul pendurada do lado de fora. Este é um sinal de que visitantes são bem-vindos!

Além da visitação, há atividades paralelas, como passeios de bicicleta com rota específica para passar pelos moinhos, atividades planejadas para crianças nos locais próximos, feiras temáticas e até festas nas imediações de alguns deles.

Mas, atenção: dependendo das condições climáticas, pode haver mudança na programação e o Dia Nacional do Moinhos pode, então, ser celebrado no sábado ou no domingo… ou nos dois dias, se o tempo ajudar!

Assim, o ideal é checar o agenda do evento (mas só tem opção em Holandês), para conferir em tempo real o que está acontecendo e onde. Daí é só programar um passeio que não acontece todo dia. Pelo menos, não com tanta programação envolvida…

Se você estiver passeando por Amsterdã, pode até fazer um combo Cerveja + Cultura… é que a Brouwerij ‘t IJ é o lugar perfeito na cidade para não deixar a data passar em branco…
Em Leiden também tem o moinho De Valk, que virou museu e que pode ser visitado em qualquer dia do ano (grátis com o Museumkaart), então, se você perder a chance de ir neste fim de semana, pode fazer a visita depois… já entrei: é uma graça, mobiliado e tudo!

Bem, estes são apenas dois exemplos, de moinhos próximos a mim e que visitei recentemente… há muitos mais. No site do evento, você vai encontrar TODOS os que existem na Holanda e que estarão abertos e recebendo visitantes neste fim de semana. Não deixe de conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *