Sem Comentários
Você sabe como é dado o pontapé inicial para a temporada das tulipas na Holanda?​ Este é um evento que já se tornou tradição na charmosa capital holandesa…

É o chamado Nationale Tulpendag (Dia Nacional da Tulipa), um evento organizado por holandeses que trabalham no cultivo dessas lindas flores. Neste dia, um grande jardim colorido será montado na Dam Square. Serão nada mais nada menos do que DEZ MIL tulipas disponíveis para o público. Trocando em miúdos: todo mundo que passar por lá tem direito a pegar umas tulipas pra levar pra casa… e de graça!
Eu tenho que confessar que ainda não conferi o evento de perto… mas, deste ano não passará! Bem, mas o evento também é recente: a primeira edição ocorreu em 2012.
Preciso reconhecer, também, que tenho somente uma ideia do tamanho do evento e do público, já que assisti a um vídeo no Youtube,  mas não sei se todo mundo consegue mesmo apanhar uma flor ou se, de fato, consegue chegar pertinho delas… já que calculo que o lugar deva ficar um pouco lotado. Ainda mais se o dia estiver bom e seco!

Ainda assim, acho que vale o deslocamento, pois no fim, tudo é festa. levando ou não uma flor para casa. Até porque, aqui na Holanda, comprar tulipas é bem acessível a todos.

 Para não perder o evento, aqui vão algumas dicas:

O jardim será montado no dia 16 de janeiro (próximo sábado) na linda Dam Square (praça Dam) a partir das 8:00 da manhã. Sim, você não leu errado: o imenso e colorido jardim é montado no dia, perante os olhos curiosos do público que já começa a  chegar para acompanhar o processo no momento em que o primeiro lote começa a ser descarregado…

A abertura oficial do evento é às 13:00 e vai até às 16:30. Todo mundo é bem-vindo para ir lá “colher” a sua florzinha. Lógico que isso implica em paciência, disposição e filas… mas se você só se contentar e olhar, deve ser bem mais tranquilo…

E para chegar à praça Dam, é muito fácil. Da Estação Central, são cerca de 10 minutos de caminhada (não chega a 1km de distância!). E também não tem muito como errar: Amsterdã é cheia de placas para ajudar os turistas.

 

 Mas vamos falar um pouco dessas lindezas…

A temporada das tulipas vai de janeiro até o final de abril, período em que uma grande variedade dessa espécie estará disponível em supermercados, floriculturas e outros estabelecimentos comerciais.

Hoje mesmo fui fazer minhas comprinhas no Albert Heijn (vulgo AH – uma grande rede de supermercados) e lá estavam elas: lindas e coloridas, como sempre!

Trouxe para casa 2 maços com 10 tulipas cada e paguei €5,00 no total. Nada de mais para enfeitar a casa por uma semana (tempo médio de duração dessas belezuras!).

Claro que o auge dos eventos relacionados às tulipas e que já se tornou um ícone holandês mundialmente reconhecido é o Keukenhof… e eu já dediquei  um post IN-TEI-RI-NHO a ela, já que é uma das grandes atrações do país e não pode ser citada, assim, sem toda a pompa e circunstância… Aguardem os detalhes e dicas para a edição 2016, que terá novamente a cobertura do Turista Full-time!

Enquanto o dia 24 de março não chega (abertura do Keukenhof), vou me contentando em desfrutar da beleza dessas flores por aí… ou mesmo aqui dentro de casa… eu imagino que você deva ter adivinhado que comprar tulipas passa, a partir de agora, a fazer parte da minha listinha básica de supermercado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *