Você sabia que no dia 1º de maio as pessoas trabalham normalmente na Holanda e que o dia 5 de maio é feriado nacional? Uma das datas mais importantes na Holanda, o Bevrijdingsdag (Dia da Libertação), celebra o fim da ocupação nazista no país durante a Segunda Guerra Mundial.

Este é um fato bem curioso: o Dia do Trabalho, comemorado no mundo inteiro na mesma data e que, normalmente, é dia de descanso para milhões de brasileiros, é dia útil na Holanda. Por lá, tudo funciona normalmente, inclusive as escolas. Em contrapartida, no dia 5 de maio, grande parte dos holandeses fica de folga e vai curtir o dia ao ar livre.

Por que ocorre esta diferença?

A guerra, que estudamos na escola, mas que às vezes nos soa como um fato distante de uma  História que não é a nossa, é um assunto presente na vida dos holandeses, já que muitos ainda convivem ou já conviveram com pessoas que testemunharam esse triste período.

Outros, cresceram ouvindo histórias abomináveis, incluindo membros da própria família. Então, o fim da Segunda Guerra Mundial  tem um significado emocional enorme para o povo holandês, que faz questão de lembrá-la. Assim como faz questão de reverenciar os que nela perderam suas vidas.

Quase todo ser consciente prima pela liberdade e luta pelo direito de exercê-la, mas a impressão que eu tenho após ter vivido tantos anos na Holanda é que o povo holandês realmente valoriza o conceito de vrijheid (liberdade) em todos os sentidos e o respeita profundamente, em todas as suas nuances e alcances: a liberdade de pensamento, de opinião, de religião, de gênero, de ir e vir, de ser quem você é.

Talvez também por isso, seja tão procedente sair de casa e ir comemorar esse dia dedicado à libertação. Em toda a Holanda, há celebrações e festivais. Em várias cidades, esses eventos têm grandes proporções. Confira a seguir algumas das opções espalhadas pelo país:

Amsterdã

Há várias opções para todas as idades e gostos:

Kinderbevrijdingsfestival – Programação destinada ao público infantil

Eu adoro o Vondelpark em Amsterdã, que é palco tanto para uma caminhada relaxante de um fim de semana comum, quanto para eventos bacanérrimos como o Dia do Rei ou de festivais como o que acontecerá no Bevrijdingsdag. A programação para os pequenos está super legal e vale a pena dar uma conferida! Saiba tudo no site oficial do evento.

Onde: Vondelpark

Openluchttheater,
Vondelpark 5A,
1071 AA

Horário: 13:00 às 20:00

Grátis

Bevrijdingsdans – espetáculo de dança

Um espetáculo de dança na praça dos museus, um dos cartões-postais mais lindos da cidade. Só pelo visual, já vale a pena o deslocamento. Imagine com um clima de grande festa!

Onde: Museumplein

Honthorststraat
1071 DE

Horário: 17:00 às 20:00

Grátis

Bevrijdingsfestival Amsterdam

Het Vrije Westen – festival de música

Onde: Westerpark

Horário: 11:00 às 23:00

Grátis

Como chegar ao local do evento?

A partir da Estação Central: ônibus Bus 21 – descer no ponto Van Hallstraat.

A partir do Centro : Tram 10 – descer no ponto  Limburg van Stirumplein

Haia

Bevrijdingsfestival Den Haag – festival de música de diferentes estilos

Com programação bem variada, em um espaço amplo, agradável e pertíssimo da estação central da cidade, o evento garante diversão para pessoas de todas as idades e estilos. Confira a grade completa no site oficial do evento.

Centro de Haia

Onde: Malieveld

Koningskade 1

2596 AA  

Horário: 13:00 às 23:00

Grátis

Como chegar ao local do evento?

O Malieveld é extremamente fácil de acessar e achar, afinal, fica em frente à Estação Central de Haia. Não tem como errar! É possível ir de carro e estacionar no subsolo do parque (capacidade: 600 carros/€2,00 por 48min – valores de 2017). Eu optaria por outra forma de transporte, já que esse tipo de evento promete lotar. De transporte público é mais garantia de diversão sem preocupação.

Roterdã

Bevrijdingsfestival Zuid-Holland

Programação variada para todas as idades junto ao grande parque na região da Euromast. Uma boa oportunidade para aproveitar e visitar a torre. Saiba todos os detalhes em outro post aqui do blog.

Onde: Kievitslaan

3016 CG

Horário: a partir de 12:30

Grátis

Utrecht

Bevrijdingsfestival Utrecht

Uma programação tão variada que mereceu um site só pra ela! Confira todos os detalhes para não ficar fora da grande festa. A cidade inteira parece que estará em clima de comemoração. Destaque para a programação infantil, que está uma graça. Já aproveita o embalo e leva os pimpolhos pra conferir o museu da Nijntje.

Haarlem

Bevrijdingspop – Festival de música pop

Tendo sua primeira edição em 1980, é o Bevrijdingsfestival mais antigo de toda a Holanda. Muitos dos artistas se apresentam, também, em outras cidades e se deslocam de helicóptero para poder dar conta de chegar de um palco a outro. É também muito concorrido: cerca de 150 mil visitantes são aguardados. Há uma programação bem diversificada e intensa, que pode ser conferida no site oficial do evento.

Onde: centro da cidade

Horário: 12:00 às 23:00

Grátis

Extras: Aproveite para fazer um tour pela cidade, que é uma graça! Já falei sobre ela em outro post aqui do blog.

Agora, lógico que você é livre para fazer o que quiser. Se nenhum desses eventos lhe interessou e você está mais pra ficar de bobeira em casa, curtindo o sossego e o silêncio, não tem problema! Aproveita e curte o aconchego do sofá, enquanto passeia por aqui mesmo, curtindo os passeios da Turista FullTime.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

< ?php include_once("analyticstracking.php") ?>