2 Comentários

A Páscoa na Holanda não é tão diferente da Páscoa no Brasil mas tem, naturalmente, as suas peculiaridades. Logo que mudei pra cá, fiquei intrigada ao perceber que os holandeses davam mais importância para a Páscoa do que para o Natal. Bem, pelo menos nas províncias de Drenthe e de Groningen, onde morei logo nos primeiros anos. E pelo que eu percebia nos preparativos e na decoração.

Essa impressão me intrigou por muito tempo e, confesso, ainda hoje me causa estranheza, já que morando agora na província Zuid-Holland, continuo tendo a mesma sensação de que o Coelhinho da Páscoa ganha de longe do Bom Velhinho, que também perde para outra figura, mais popular. Bem, mas isso é assunto para um outro post. Holandesices…

Decidi escrever sobre as características da Páscoa daqui, pois  sei que muita gente fica curiosa com as diferenças. Começarei pelas semelhanças: aqui, também, o Coelhinho da Páscoa é o astro do evento. A Sexta-feira também é feriado escolar (Goed Vrijdag = Boa Sexta) e o Domingo de Páscoa também é um feriado religioso e famílias se reúnem para comemorá-lo. Beleza, até aí tudo nos conformes!

Como é a Páscoa na Holanda?

Agora, vamos às diferenças: a mais gritante, para mim, é que a Páscoa dura dois dias e eles têm nomes distintos. São o Eerste Paasdag e Tweede Paasdag (traduzindo Primeiro Dia de Páscoa e Segundo Dia de Páscoa). Ué, por quê, se Cristo só ressuscitou no Domingo e é um feriado cristão?

Bem, a resposta eu não consegui encontrar. É apenas um feriado público. O mesmo acontece na Bélgica e na Alemanha. Deve ser uma maneira de prolongar o primeiro feriado da Primavera, ocasião em que as famílias podem ter quatro dias inteiros para viajar ou curtir as temperaturas um pouco mais amenas.

Há outros aspectos interessantes: enquanto que no Brasil os supermercados e lojas ficam abarrotados de ovos de chocolate de diferentes tamanhos e embalagens super coloridas, aqui o que mais se encontra são os ovinho. Diminutos e embalados em papel alumínio coloridos. Há, também, chocolates com formas de animais que são símbolo da Páscoa por aqui – pintinhos, passarinhos, bezerros etc.

Ovinhos de Páscoa

Ovinhos de Páscoa vendidos no supermercado Albert Heijn

Existe também uma variedade infinita de arranjos e utensílios feitos exclusivamente para a celebração. Desde enfeitinhos para mesa, até copos e toalhas descartáveis sobre o tema. Isso sem contar a imensa oferta de cartões (outro traço marcante da cultura holandesa).

Artigos de Páscoa à venda nas lojas Blokker

Artigos de Páscoa à venda nas lojas Blokker

Como a Páscoa é comemorada na Holanda?

Famílias com crianças muitas vezes decoram ovos cozidos, que depois são escondidos pela casa ou pelo jardim para que seja realizada uma caça aos ovos deixados pelo Coelho. Este evento é esperado com ansiedade pelas crianças, que saem doidas com suas cestinhas ou baldinhos decorados em busca dos deliciosos tesouros!

Outra coisa interessante: almoço quente não é uma tradição holandesa. Eles comem o “pão do meio-dia”. Nada mais natural que a celebração pascal, realizada no domingo, seja no mesmo estilo. Então, será muito improvável encontrar numa casa holandesa, sem influências externas, aquele almoço característico nosso, com bacalhau ou Chester ou algum assado. A mesa vai estar farta, sim, mas com outras iguarias.

Muitas famílias optam por um café da manhã caprichado, que pode ser mais tarde e meio que combinado com o almoço (o famoso Brunch). É preparado com os mais diferentes tipos de pães, croissants, queijos (naturalmente), manteigas de diferentes sabores, presuntos e ovos cozidos. E, claro, chocolates em formato de ovos, coelhos e outros bichinhos “fofos”. Se for almoço, também será no capricho e dessa festa, muitas vezes, participam também amigos e vizinhos.

Há algo inusitado na comemoração holandesa?

Mais uma tradição que, eu nunca vi, e que existe por aqui são os Paasvuren (Fogos de Páscoa). Eles consistem em gigantescas fogueiras que são acesas no domingo ou na segunda-feira. Esses eventos públicos acontecem, especialmente, na zona rural das províncias de Drenthe, Groningen, Friesland, Overijssel, Noord Brabant e Gelderland.

Aí vem aquela curiosidade: se é no domingo que ocorre a comilança, o que sobra para a segunda-feira? Bem, é mais ou menos o que ocorre conosco no dia 25 de dezembro. Se sobrou muito do dia anterior, tem repeteco de “pé na jaca”. Também é o dia que a família reserva para passear, já que no anterior, a maioria fica curtindo em casa.

Se o dia está bonito, vai todo mundo passear ao ar livre, aproveitar as primeiras cores e flores da Primavera. Se o tempo está ruim, as pessoas tendem a ir a lugares fechados. É neste dia que grandes shoppings de decoração oferecem preços e condições especiais, por exemplo. Ou aquele dia que comprar alguma coisa na Ikea não é a melhor ideia do mundo…

2 thoughts on “Como é celebrada a Páscoa na Holanda?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

< ?php include_once("analyticstracking.php") ?>