Sem Comentários
Neste próximo final de semana, grande parte da criançada aqui na Holanda estará em polvorosa! Tudo por conta de uma visita que é aguardada o ano inteiro, com muita expectativa. Quem é que vem por aí??? Um simpático velhinho,  de longas barbas brancas, vestimenta vermelha, que chega acompanhado de seus coloridos ajudantes e que distribui presentes para os que se comportaram bem durante o ano todo…

Mas, peraí: não está um pouco cedo para o Natal? Claro que sim… mas quem disse que eu estava falando do ”Bom Velhinho”, o nosso conhecido Papai Noel?! Não é dele que estou falando, não… Tampouco estou me referindo aos duendes…Eu estou anunciando a chegada do Sinterklaas e dos Zwarte Pieten!
Para quem mora por aqui, são figuras bem conhecidas e adoradas! Para o viajante ou para quem gosta de saber sobre coisas holandesas, aqui vai uma pequena explicação…

Todo ano, normalmente na primeira quinzena do mês de Novembro, chegam diretamente da Espanha Sinterklaas e seus ajudantes, uns meninos bem travessos e que não param quietos.

Eles vêm em um barco a vapor. Quando chegam à cidade, são recebidos pelo prefeito e por um grande número de pessoas, que vão ao porto (ou algum canal famoso), só para recepcioná-los. Após as boas-vindas, eles integram um grande desfile, que percorrerá com música várias ruas da cidade.

Por eles, esperam centenas de crianças fantasiadas e com o rostinho pintado de preto. Muitos adultos também se juntam a essa grande festa, que é recheada de pepernoten ou kruidennoten (uns biscoitinhos redondos) que são atirados ao público pelos alegres Zwarte Pieten.

Essa é uma tradição de longa data. Durante a temporada que passa por aqui, Sinterklaas fica super ocupado, visitando escolas e hospitais, enquanto seus ajudantes se encarregam de buscar cartinhas e desenhos feitos para o ele.

Os Zwarte Pieten também ficam encarregados de escutar pelo buraco das chaminés para saber se as crianças estão se comportando! Então, você pode imaginar que é um período em que as crianças tendem a se comportar muito bem!

Essa dinâmica dura até o dia 5 de dezembro quando, então, Sinterklaas e seus ajudantes voltam à Espanha, levando junto aqueles que não se comportaram!…

Assim, o dia 5 de dezembro é uma data muito importante no calendário holandês… é o dia em que as famílias se reúnem para a troca de presentes tão esperada. A maioria organiza um jantar bem caprichado para isso. A comemoração é bem parecida com a que acontece na maioria das casas brasileiras… só que para nós, os personagens e a data são diferentes.

Aí você deve estar se perguntando: mas na Holanda, não há Natal? Claro que sim, principalmente pelo fato de o país receber um grande número de estrangeiros… e além do mais, as duas tradições podem coexistir, sem problemas. E o “nosso Papai Noel também é conhecido por aqui, só que recebe o nome de Kerstman, para evitar confusões…

Você sabe, né? No Inglês, Papai Noel é o Santa Claus… o que daria um verdadeiro nó na cabeça dos pequenos. Daí que Kerstman (kerst=Natal e man=homem) desfaz qualquer semelhança…pelo menos de nome!

Bem, mas há quem diga que Sinterklaas e Santa Claus são primos… não vou mexer nesse vespeiro agora não… além do que, para os pimpolhos daqui a diferença não deixa dúvida…

Mas, se você me perguntar quem ganha a concorrência por aqui, eu lhe direi, pela minha observação e experiência, que o Sinterklaas bate – de longe – a preferência da criançada holandesa. Assim como no calendário, o dia 5 é mais importante do que o 25 de dezembro.

Naturalmente que existem famílias de todos os tipos e com todas as crenças. Eu estou falando de uma tradição holandesa, o que não quer dizer que se aplica e seja seguida por todo mundo. O que eu sei é que, a partir de outubro, as prateleiras de lojas e mercados já ficam lotadas de artigos relacionados ao tema. E eu acho um barato! Algo inédito, que eu nem sabia que existia antes de mudar pra cá…

Olha que fofo o Sinterklaas de pelúcia encontrado no Albert Heijn (o supermercado mais famoso daqui)

Programe-se

Se você estiver fora da Holanda e quiser saber como é essa grande festa, não tem problema. Todos os anos, uma cidade é escolhida para a chegada oficial de Sinterklaas. Este ano, a escolhida foi Meppel, curiosamente, também na província de Drenthe. O evento será todo transmitido ao vivo pelo canal NPO3 da TV holandesa. Você também pode encontrar os vídeos na internet, digitando Sinterklaas ​Uitzending 2015.

Agora, se você estará por aqui a partir do dia 14 de novembro, deu sorte! Vai poder conferir de pertinho esse aspecto cultural. Aqui neste link, você poderá conferir o dia e a hora do evento em cada cidade, já que nem todas as chegadas acontecerão ao mesmo tempo…

De qualquer forma, sendo ao vivo ou não, espero que você tenha a oportunidade de conhecer uma tradição diferente da brasileira e que, depois, conte pra nós o que achou de tudo isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

< ?php include_once("analyticstracking.php") ?>